Cuité ultrapassa média nacional nos critérios do Cadastro Único

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias, e entre elas está o Programa Bolsa Família.

Um dado importante, e que confirma o empenho da Prefeitura de Cuité no desenvolvimento das políticas públicas e acompanhamento adequado das famílias em vulnerabilidade social, é o fato do município ultrapassar a média nacional em várias condicionalidades do Cadastro Único.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, dentro do público do Cadastro Único, enquanto há uma média, no Brasil, de 93,81% de acompanhamento da frequência escolar, em Cuité essa média sobe para 96,97%. O acompanhamento da saúde das famílias, que no Brasil alcança a média de 77,15%, em Cuité a média sobe para 83,01%. Já a atualização cadastral, que a média é de 86,08% a nível de Brasil, em Cuité a média alcança 90,85%.

De acordo com dados do CENSO 2010, do IBGE, Cuité conta com 19.978 habitantes, entres eles, 5.332 inscritos no Cadastro Único, e entre os inscritos, 3.904 assistidos pelo Programa Bolsa Família que, mensalmente, injeta mais de 845 mil reais na economia local.

A Secretaria de Assistência Social, atualmente comandada pelo Secretário Dagmando Lopes, além de contribuir na conquista dos números acima citados, também vem executando vários projetos e programas que, de perto, acompanham a realidade das famílias cuiteenses, especialmente as mais carentes, e através de ações concretas, busca garantir dignidade e qualidade de vida para todos, automaticamente alcançando índices cada vez mais positivos e que, como mostrado, ultrapassam até mesmo a média nacional.

Compartilhar