Equipe de Cuité participa de capacitação em João Pessoa para manejo clínico da tuberculose

Nos dias 23 e 24 de setembro, em João Pessoa, Capital paraibana, aconteceu a Capacitação do Manejo Clínico da Tuberculose, e a cidade de Cuité esteve representada na ocasião por Drª Cleide Santos, Médica da Unidade de Saúde Raimunda Domingos, e por Maria Lindalva, que responde pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica.

A tuberculose está entre as doenças emergentes mais evidentes no Brasil, e por essa razão, o Ministério da Saúde em parceria com os estados da federação, está promovendo essa capacitação com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para o manejo clínico da tuberculose, com base nas novas recomendações da Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas.

O alvo da capacitação são profissionais de saúde que atuam na assistência direta da pessoa com tuberculose, preferencialmente em unidades de atenção primária. O município de Cuité está engajado na promoção da saúde da pessoa com tuberculose, e está na busca ativa para descoberta de novos casos, identificando, diagnosticando e tratando o paciente, como também examinando seus contatos.

Para garantir um serviço de qualidade se faz necessário o empenho dos profissionais da saúde, principalmente do Agente Comunitário de Saúde, e claro, a busca contínua de capacitação para os profissionais e aprimoramento das técnicas já utilizadas para que resultados cada vez mais positivos sejam alcançados.

Compartilhar