Inscrições do Garantia-Safra 2019/2020 se iniciou nesta quarta (09) em Cuité

O Secretário Fábio Nascimento, que responde pela pasta de Agricultura e Abastecimento de Cuité, divulgou, na última segunda-feira (07), o calendário para as inscrições do Garantia-Safra 2019/2020, quando estará percorrendo todas as regiões rurais do município acompanhado de órgãos ligados ao homem do campo, para efetivar a inscrição do agricultor e permitir que ele esteja apto a receber o benefício na ocasião de perca de lavoura.

O período de inscrição, que teve início nesta quarta-feira (09), é o primeiro passo que o agricultor dá para fazer a adesão e ter acesso ao benefício do Ministério do Desenvolvimento Agrário, financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso de chuvas.

De acordo com o Secretário, em edições anteriores do período de inscrição foi observado que muitos agricultores chegavam com a documentação incompleta, ou não informavam situações que comprometeria o recebimento do benefício, causando aborrecimentos e perda de tempo. Pensando nisso, Fábio Nascimento também criou o calendário das reuniões preparatórias que aconteceram há poucas semanas, e agora retorna às comunidades para, de fato, fazer as inscrições.

Em mãos com todos os documentos necessários, com dúvidas esclarecidas nas reuniões preparatórias e com todas as informações que o torna apto a fazer adesão ao Programa do Governo Federal, o agricultor pode se deslocar para as comunidades centrais nas datas previstas e efetivar sua inscrição sem nenhuma preocupação.

O benefício 2017/2018 foi negado pelo Governo Federal, alegando que não houve perca de safra superior a 50%. O benefício 2018/2019 está sendo aguardado, e de acordo com o Secretário Fábio Nascimento a expectativa é que entre dezembro e janeiro próximos o Governo Federal se posicione.

Confira na sequência as datas, locais e horários do período de inscrições:

09/10 (quarta-feira) – 08h

Capela do Distrito do Melo
(Melo, Curral do Meio, Pedra Lavrada, Umari, Capoeira do Melo, Grossos, São José, Baixa Verde e Lagedo Liso)

10/10 (quinta-feira) – 08h

Escola da comunidade Campo Cumprido
(Campo Cumprido, Bela Vista, Buenos Aires, Capoeira dos Geraldos, Salgadinho, Sanharão, Boa Vista do Cais, Pitombeira do Cais, Pelado do Cais, Tanque Verde, Vazante e Imbé)

11/10 (sexta-feira) – 08h

Ao lado da Unidade de Saúde da Serra do Bombucadinho
(Serra do Bombucadinho, Canoinhas, Gameleira, Santa Helena, Serra da Telha e Pé de Serra)

15/10 (terça-feira) – 08h

Escola da comunidade Catolé
(Catolé, Furtuna, Catolé de Baixo e Santa Rita – Manhã / Trapiá, Algodão dos Paulinos, Azevedo e Pocinhos – Tarde)

16/10 (quarta-feira) – 08h

Escola da comunidade Bujari
(Bujari, Rangel, Barreiro, Cairana, Cacimbinhas, Lagoa do Meio, Maribondo, Caboatã, Alto, Retiro da Serra, Gama e Malhada de São Domingos)

17/10 (quinta-feira) – 08h

Capela da comunidade Cabaças
(Cabaças, Boqueirão do Japi, Brandão, Tamanduá, Jucá, Olho D’água do Palmeira, Serra do Nego, Jardim, União e Providência)

18/10 (sexta-feira) – 08h

Creche da comunidade Retiro
(Retiro dos Simões, Batentes, Vila Mariana, Canoas e Várzea da Posse)

22/10 (terça-feira) – 08h

Unidade de Saúde da comunidade Muralhas
(Muralhas, Malhada do Canto, Espinheiro, Cachoeira Salgada, Canoa do Costa, São Francisco, Monte Alegre, Federação, Boa Vista, Malhada da Jurema, Jacú e Riacho Fechado)

Compartilhar