Campanha de vacinação contra o sarampo segue até 25 de outubro

O Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo de Imunizações e da Secretaria de Saúde de Cuité, está alertando a população para atualizar a caderneta de vacinação com a aplicação da Tríplice Viral. Para isso, lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 07/10 até 25/10, que visa alertar e proteger a Paraíba contra o sarampo, doença que já havia sido extinta e que foi reintroduzida em alguns locais do país, inclusive em estados vizinhos ao nosso.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir, com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A Paraíba encontra-se com a cobertura vacinal de 92,53%, embora o ideal seja subir esse dado para mais de 95%, que é a recomendação do Ministério da Saúde. Cuité, por sua vez, está com 113,5% de cobertura vacinal.

Em Cuité, a vacina é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde, e o público alvo no momento são todas as crianças não vacinadas de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), crianças de 6 meses a menores de um ano, que recebem a tríplice viral (DOSE 0 – introduzida pelo Ministério da Saúde mas que não conta no esquema de rotina), crianças com 12 meses que recebem a tríplice viral (DOSE 1) e crianças com 15 meses de idade que recebem a tetra viral ou tríplice viral + varicela (DOSE 2). O dia ‘D’ de mobilização nacional será no sábado (19).

Este ano, até a semana epidemiológica nº 41, encerrada em 12 de outubro, a Paraíba registrou 239 notificações suspeitas de sarampo, das quais 79 foram descartadas, 11 confirmadas (4 em João Pessoa, 2 em Bayeux, 2 em Santa Rita, 1 em Santa Cecília, 1 em Barra de São Miguel e 1 em Cabedelo), e 98 seguem em investigação. O objetivo da vacinação é manter um alto nível de imunidade na população, reduzindo a possibilidade da ocorrência da doença. Vale lembrar que, em novembro, adultos de 20 a 29 anos também receberão a vacina.

Compartilhar