Campanha de Vacinação contra influenza inicia 2ª etapa com acréscimo de novo público prioritário

A Secretaria de Saúde do município de Cuité está dando continuidade ao calendário da 22ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), e iniciou no último dia 16 de abril a 2ª etapa que segue até 08 de maio. Para esta 2ª etapa o Ministério da Saúde apresentou algumas alterações, entre elas a inclusão dos caminhoneiros e a transferência dos professores para a 2ª fase da 3ª etapa, que começa no dia 09 de maio, também tido como dia “D” da campanha de vacinação.

Com a mudança, o público alvo para esta 2ª etapa da vacinação contempla portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Para que não se tenha aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão comunicando aos usuários que fazem parte do grupo prioritário a data que devem procurar o serviço de saúde para serem imunizados, com exceção da população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, uma vez que estes são vacinados em loco por uma equipe da Secretaria de Saúde.

A 3ª etapa também sofreu alterações em seu calendário e será realizada de 09 de maio a 06 de junho, no entanto, sendo subdividida em duas fases. A 1ª, de 09 a 17 de maio, contempla gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), pessoas com deficiência e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. A 2ª, de 18 de maio a 06 de junho, imunizará professores da rede pública e privada, além dos adultos de 55 a 59 anos.

O objetivo é imunizar 90% de todo o público alvo. A vacina protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B. Influenza é uma Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

Compartilhar