Profissionais da saúde de Cuité são submetidos ao teste rápido

Desde a última segunda-feira (15) os profissionais de saúde do município de Cuité estão sendo submetidos ao teste rápido, mais uma ação que a Secretaria de Saúde executa a fim de garantir a segurança e integridade dos profissionais, bem como combater todas as possibilidades de contaminação que possam existir, levando em consideração a exposição dos que atuam na linha de frente, a curva de contágio exponencial e a necessidade de identificar vetores do vírus.

“Além desse público exposto que foi identificado, avaliado por equipe de saúde, notificado e submetido ao teste, resultando nos casos que já confirmamos, também estamos realizando teste rápido em massa em todos os profissionais de saúde do município e, em breve, também vamos estender a realização do teste, de forma criteriosa, para outros grupos essenciais”, disse Adriana Selis, Secretária de Saúde, ao tratar do assunto em programa de rádio.

Até esta quarta-feira (17) já haviam sido confirmados 50 casos de Covid-19 em Cuité, e outros 124 eram considerados suspeitos, os quais aguardam o período de janela imunológica de 14 dias para que também sejam submetidos ao teste rápido. De acordo com a Secretária de Saúde quase 400 testes rápidos já foram realizados, e já existe um estudo para que o município tenha capacidade de realizar até 100 testes por dia, lembrando que atualmente a capacidade já alcança o número de 72.

Em programa de rádio nesta quarta-feira, Dr. Alysson Figueiredo, um dos médicos responsáveis pelo “Setor Covid” do Hospital Municipal, relatou que o município de Cuité pode ultrapassar a marca de 100 casos positivos caso não haja uma contribuição efetiva da população no cumprimento do isolamento social e de todas as medidas preventivas ditas e repetidas de forma até exaustiva em diversos meios de comunicação, incluindo rádio, carro de som e redes sociais.

Compartilhar