Cuité intensifica vacinação contra o sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo de Imunizações, está alertando a população para atualizar a caderneta de vacinação com a aplicação da Tríplice Viral. O alerta é para proteger a Paraíba contra o sarampo, doença que já havia sido extinta e que foi reintroduzida em alguns locais do país, inclusive no Rio Grande do Norte que é um estado vizinho.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir, com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A Paraíba encontra-se com a cobertura vacinal de 81,87%, embora o ideal seja subir esse dado para mais de 95%, que é a recomendação do Ministério da Saúde.

Em Cuité, a vacina é encontrada nas Unidades de Saúde, e o público alvo no momento são crianças de 12 meses a menores de 5 anos, sendo uma dose aos 12 meses e outra aos 15 meses de idade. As crianças de 5 a 9 anos que não foram vacinadas anteriormente, devem receber 2 doses da tríplice viral.

Pessoas de 10 a 29 anos devem receber duas doses da vacina tríplice, e pessoas de 30 a 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral. Quem já tomou duas doses durante a vida, da tríplice ou da tetra, não precisa mais receber a vacina. Se não há comprovação de vacinação nas faixas etárias indicadas, há necessidade de adultos receberem a vacina. Os profissionais da saúde, independente da idade, devem receber 2 doses conforme situação vacinal, observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Este ano, até a semana Epidemiológica 29/2019, terminada em 20 de julho, a Paraíba registrou 18 notificações suspeitas de sarampo, das quais 14 foram descartadas por laboratório e quatro por não preencher o critério de caso suspeito.

O objetivo da vacinação é manter um alto nível de imunidade na população, reduzindo a possibilidade da ocorrência da doença. No ano de 2018, até o momento, o Estado da Paraíba atingiu 95,77% de cobertura vacinal contra o sarampo.

A caderneta de vacinação é um documento pessoal muito importante e deve ser guardada por toda a vida.

Compartilhar