Com foco na preparação dos comerciantes locais para o período junino, a Prefeitura de Cuité promoveu, na terça-feira (26), uma oficina de drinks regionais voltada especialmente para iniciantes. A capacitação foi ministrada pelo professor Marcel Oliveira e reuniu participantes interessados em aprender técnicas básicas de coquetelaria utilizando ingredientes típicos e de fácil acesso na região do Brejo paraibano.
A iniciativa foi uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e teve como objetivo introduzir os participantes aos fundamentos da preparação de drinks, aliando prática, criatividade e valorização dos sabores regionais. Durante a oficina, os comerciantes aprenderam técnicas de maceração, harmonização de sabores, equilíbrio entre doce, álcool e acidez, além de montagem e apresentação de coquetéis.
O prefeito de Cuité, Caio Camaraense, destacou que a ação buscou incentivar oportunidades para os comerciantes locais no período junino. “O São João movimenta a nossa cidade e cria oportunidades para muita gente. Pensando nisso, buscamos oferecer uma capacitação prática, acessível e que valoriza os sabores da nossa região. Queremos que os comerciantes estejam preparados para atender bem os visitantes e também possam aumentar sua renda durante esse período”, afirmou.
A programação da aula também incluiu orientações sobre higiene e segurança alimentar, reforçando os cuidados necessários no preparo e manuseio das bebidas, além de destacar a utilização de frutas regionais e ingredientes acessíveis, estimulando os participantes a desenvolverem bebidas adaptadas à identidade cultural da região.

