Autor: ASCOM

Projeto de nutrição para crianças atípicas em Cuité representará a Paraíba em mostra nacional do SUS

O município de Cuité, no Curimataú do estado, vai representar a Paraíba na etapa nacional da 21ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. O projeto “Nutridinhos: Oficina Terapêutica Nutricional Tratando Seletividade Alimentar em Crianças com TEA”, desenvolvido pela nutricionista Laís Martins, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), conquistou o primeiro lugar da Paraíba na etapa […]

22/05/2026 15h11 Atualizado há 3 semanas atrás

O município de Cuité, no Curimataú do estado, vai representar a Paraíba na etapa nacional da 21ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. O projeto “Nutridinhos: Oficina Terapêutica Nutricional Tratando Seletividade Alimentar em Crianças com TEA”, desenvolvido pela nutricionista Laís Martins, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), conquistou o primeiro lugar da Paraíba na etapa estadual da segunda fase da mostra.

A nutricionista contou que a oficina começou em 2025 e foi criada a partir da percepção de que apenas o atendimento clínico não era suficiente para tratar as questões das crianças atípicas, como a seletividade alimentar, que pode trazer prejuízos à saúde.

“Há crianças que desenvolvem comprometimentos em órgãos devido ao consumo excessivo de um único alimento e à carência de nutrientes essenciais. Diante dessa realidade, criei uma oficina com embasamento clínico, mas com aplicação e resultados terapêuticos eficientes”, afirmou Laís Martins.

A oficina passou a integrar de forma permanente os serviços do CAPSi, sendo realizada em grupo, na sala de nutrição, nas tardes de quarta-feira. A atividade utiliza ferramentas pedagógicas, como jogos e brincadeiras educativas, aliadas a estratégias nutricionais, incluindo o contato progressivo com alimentos, texturas e sabores, além da produção de receitas.

“Foi visto que quatro, em cada cinco crianças, responderam bem à inserção alimentar da terapia. Desde então, as mães têm relatado muitas mudanças na aceitação de alimentos, com isso melhoramos o padrão alimentar destas crianças e proporcionamos mais saúde de uma forma geral. Isto não apenas impacta a alimentação mas todo o tratamento, inclusive medicamentoso e psicológico destas crianças”, relata Laís.

Mostra nacional – Agora o projeto será apresentado na etapa nacional da mostra que acontecerá entre os dias 12 e 14 de julho de 2026 em Porto Alegre (RS). O evento será realizado durante o XXXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Ao todo, 90 trabalhos de diferentes municípios paraibanos foram selecionados para a fase estadual. Na primeira etapa da seleção, Cuité já havia se destacado ao conquistar o 4º lugar geral entre os municípios paraibanos, com quatro projetos voltados à promoção da saúde, prevenção de doenças, gestão hospitalar e cuidado especializado.

“Cada projeto apresentado nasceu da necessidade de melhorar o atendimento e cuidar das pessoas de forma mais humana e eficiente. É muito bom ver que experiências construídas dentro da nossa realidade podem servir de inspiração para outros lugares”, ressaltou o prefeito Caio Camaraense.

 


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.