Um projeto desenvolvido pelas Secretarias de Assistência Social e de Agricultura de Cuité foi aprovado no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com investimento de R$ 200.854,39. A iniciativa beneficiará 21 mulheres agricultoras da Associação dos Agricultores Familiares do Curimataú Paraibano, fortalecendo a geração de renda e contribuindo para a segurança alimentar no município.
O diferencial da proposta está no fato de que não houve custo para a associação de agricultores. “Todo o serviço técnico foi feito pelas duas secretarias, sem custos para a associação. O valor que seria destinado ao pagamento de um projetista pôde ser totalmente revertido para fortalecer a produção das agricultoras”, explicou o secretário executivo de Agricultura de Cuité, Raedson Jones.
Para o prefeito Caio Camaraense, o projeto reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e com as políticas públicas de inclusão social. “Esse é um exemplo de como o trabalho integrado entre as secretarias pode gerar resultados concretos para a população. Estamos fortalecendo a agricultura familiar, criando oportunidades para as mulheres do campo e garantindo alimentação de qualidade para quem mais precisa”, afirmou.
PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa do governo federal brasileiro, que compra alimentos da agricultura familiar para doá-los a pessoas em situação de insegurança alimentar. O projeto une dois propósitos, estimular a produção da agricultura familiar e garantir segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em Cuité, os alimentos produzidos que serão adquiridos pela Conab, vão ser destinados à Secretaria de Assistência Social, que fará a distribuição entre famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas no CadÚnico.

