Secretaria de Saúde inicia ações de desratização em Cuité

A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental está intensificando ações de desratização para combater a presença de roedores na cidade. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (01), nas imediações da lagoa de Cuité e do centro da cidade. A ação seguirá permanente em diversas localidades. […]

01/08/2018 20h34 Atualizado há 6 anos atrás

Para o início dessas ações, foram realizados mapeamentos prévios identificando todos os locais de maiores focos. Os Agentes de Endemias estão visitando casa a casa e conversando com os moradores, apresentando um formulário e pedindo a autorização prévia para a aplicação de raticidas específicas.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Selis, a ação está sendo feita com a participação de todos na intensão de obter êxito na erradicação da proliferação de ratos nos domicílios. Além deste procedimento, os agentes estão promovendo um trabalho educativo com a população.

Ainda segundo Adriana, “é importante que toda população possa nos ajudar nos ajudar nesse sentido com as medidas preventivas, que são simples e podem ser feitas diariamente, como por exemplo, acondicionar corretamento os mantimentos, evitar deixar comida dentro do fogão de um dia para o outro, acondicionar corretamente o lixo e coloca-lo na rua apenas próximo ao horário de coleta, evitar o acúmulo de entulhos, manter terrenos baldios limpos e murados, vedar ralos e encanamentos com telas, vistoriar e manter limpos sótãos e garagens e manter a limpeza das instalações dos animais domésticos, com cuidado redobrado para a exposição de alimentos.

Participação da população – Para informações ou denúncias de possíveis focos de roedores, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental da Prefeitura de Cuité. O telefone é o 3372-2481.