A Prefeitura de Cuité finalizou, nessa quarta-feira (23), a capacitação promovida para estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sobre critérios técnicos da arborização urbana. O encerramento também marcou o início da fase prática do projeto, que desenvolverá o inventário arbóreo do município.
Os alunos foram apresentados ao aplicativo ‘eARBO’, que permite que os estudantes registrem diretamente do celular uma série de informações sobre cada árvore: coordenadas geográficas, altura, diâmetro, estado de saúde, presença de fiação elétrica próxima e identificação da espécie, além da possibilidade de anexar fotografias.
A ferramenta foi desenvolvida pela empresa CTC Soluções Florestais, responsável por otimizar o processo de coleta de dados em campo. José Henrique Pace, representante da organização, esteve presente para orientar os participantes sobre o uso da plataforma.
A ação é mais uma etapa na construção do inventário arbóreo do município. A prática consiste em realizar um levantamento detalhado das árvores urbanas que servirá como base para a criação do Plano de Arborização Urbana. Essa é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e professores e estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (CES/UFCG).
Para o prefeito Caio Camaraense, com o avanço do inventário, a expectativa é que Cuité possa planejar de forma mais estratégica ações voltadas à arborização. “A ideia é que a gente consiga ter uma estratégia em relação ao plantio de árvores, identificando áreas que precisam de ações de arborização e criando políticas públicas que promovam um ambiente urbano mais saudável e sustentável para todos os habitantes”, ressalta o prefeito.
“A iniciativa é essencial para conhecermos de forma detalhada o cenário verde da cidade. Com essas informações, poderemos planejar ações mais eficazes e preservar de maneira inteligente nossos recursos naturais, pensando no bem-estar das próximas gerações”, pontua Rafael Pimenta, secretário de Meio Ambiente de Cuité.
Capacitações – Desde o início de julho, os alunos envolvidos no projeto vêm participando de capacitações promovidas pela Prefeitura de Cuité. Durante esse período, eles receberam orientações sobre poda adequada, espécies nativas e exóticas, e os benefícios das árvores para o ambiente urbano, como a melhora da qualidade do ar, redução da temperatura e aumento do bem-estar social.