Cisternas e caminhões-tanque da ‘Operação Carro-Pipa’ são inspecionados pela Vigilância Sanitária

A ‘Operação Carro-Pipa’ é uma das ações do Programa Emergencial de distribuição de água potável pelo Exército Brasileiro. Em Cuité, uma ação conjunta da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, promoveu uma inspeção nas 224 cisternas do município que são atendidas pela ‘Operação Pipa’, bem como nos caminhões que realizam o transporte da água.

No momento da Inspeção é exigido que todos estejam de acordo com a legislação vigente. Quando encontradas irregularidades é cobrado do responsável pela cisterna que se faça as adequações, ou dependendo da situação à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura.

Enquanto as cisternas são inspecionadas mensalmente, os caminhões da ‘Operação Pipa’ são inspecionados quadrimestralmente pelos fiscais sanitários. No ato da inspeção, caso seja encontrada alguma irregularidade, é exigido do pipeiro a adequação para que sejam emitidos os pareceres técnicos e alvarás sanitários, para que possam participar das licitações e credenciamentos pelo Exército.

A ação, em sua essência, cumpre a missão de fiscalizar e atestar a qualidade da água, bem como as condições de transporte e de armazenamento, garantindo que a água está própria para o consumo humano e descartando qualquer eventual problema de saúde dela decorrente. Atualmente a ‘Operação Pipa’ atende diversas residências e pontos de abastecimento em todo o município, nas zonas rural e urbana.

Compartilhar