CREAS/Cuité adere ao ‘Agosto Lilás’ e promove rodas de conversa com mulheres

Na última quarta-feira (07), o Programa ‘Aqui tem Trabalho’ da Prefeitura de Cuité, na 89 FM, recebeu a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Emilene de Vasconcelos, para falar sobre o ‘Agosto Lilás’ e a programação que o CREAS estará executando a partir da próxima semana para debater o assunto com […]

12/08/2019 15h01 Atualizado há 5 anos atrás

Na última quarta-feira (07), o Programa ‘Aqui tem Trabalho’ da Prefeitura de Cuité, na 89 FM, recebeu a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Emilene de Vasconcelos, para falar sobre o ‘Agosto Lilás’ e a programação que o CREAS estará executando a partir da próxima semana para debater o assunto com as mulheres da comunidade.

Pensado para promover a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o ‘Agosto Lilás’ foi criado inspirado na Lei Maria da Penha, Lei 11.340 de agosto de 2006, e que ao longo dos últimos 13 anos tem sido uma importante aliada das mulheres vítimas de violência em todo o Brasil, dando punição aos agressores e garantindo proteção a quem convive com o medo.

Em Cuité, de acordo com Emilene de Vasconcelos, haverá 3 momentos de debate sobre o assunto com as mulheres da comunidade, afim de provocar uma reflexão e encorajá-las a enfrentar a realidade, e denunciar quem pratica qualquer tipo de violência, seja ela psicológica, física ou patrimonial.

“Essa é uma luta que é travada todo dia. A cada dia a gente recebe no serviço várias mulheres com denúncias por alguma situação de violência vivida”, declarou Emilene, afirmando ainda que a maior parte dos casos ainda são silenciosos pelo fato da mulher se sentir intimidada e não encontrar coragem de procurar ajuda e denunciar.

O CREAS/Cuité conta com uma equipe formada por psicólogo, assistente social, pedagogo e advogado, que dará toda orientação necessária e agirá de forma sigilosa para garantir a segurança da mulher que busca o serviço a procura de ajuda. O serviço funciona diariamente das 08h às 12h e das 14h às 18h, e está sempre pronto para receber e dar assistência às mulheres vítimas de violência.

No dia 13 de agosto a equipe do CREAS estará no CRAS Joana D’arc; no dia 20 na Unidade de Saúde da Serra do Bombocadinho; e no dia 27 no CRAS da comunidade Bujari. Todos os encontros acontecerão a partir das 14h, e todas as mulheres estão convidadas para fazerem parte desse momento promovido pela Assistência Social do município.