Creches municipais promovem ‘Semana do Trânsito’ em Cuité

As crianças do município de Cuité, que fazem parte da rede municipal da educação infantil, tiveram uma semana muito proveitosa e rica em novos conhecimentos. A Semana Nacional do Trânsito foi levada para a sala de aula, e os pequenos futuros condutores dos mais diversos tipos de veículo de locomoção, e que também são pedestres, […]

30/09/2019 15h35 Atualizado há 5 anos atrás

As crianças do município de Cuité, que fazem parte da rede municipal da educação infantil, tiveram uma semana muito proveitosa e rica em novos conhecimentos. A Semana Nacional do Trânsito foi levada para a sala de aula, e os pequenos futuros condutores dos mais diversos tipos de veículo de locomoção, e que também são pedestres, aprenderam de forma educativa e divertida muitas das regras do nosso código de trânsito.

Este projeto foi trabalhado nas seis creches municipais, 3 urbanas e 3 rurais, tendo em vista a preocupação relacionada com a necessidade da educação infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem a criança adquirir o respeito pelas regras de
trânsito.

As atividades trabalhadas tiveram como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens, ajustadas às situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa, contemplando os direitos de aprendizagem e os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteia todo o trabalho pedagógico desenvolvido nas creches do município, contemplando o Berçário, Maternal I e Maternal II.

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 foi “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.

A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A principal finalidade da SNT é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.