Cuité adere ao ‘Agosto Dourado’ e intensifica ações nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Cuité, que por meio da Secretaria de Assistência Social vestiu a camisa do ‘Agosto Lilás’, que trata sobre o combate a violência contra a mulher, por meio da Secretaria de Saúde também aderiu ao ‘Agosto Dourado’, mês também dedicado a tratar sobre a importância do aleitamento materno, fundamental para o crescimento saudável da criança, principalmente nos primeiros 6 meses.

Assim como temos outras campanhas identificadas por cores, como o ‘Outubro Rosa’ que trata sobre a saúde da mulher e o ‘Novembro Azul’ que trata da saúde do homem, o ‘Agosto Dourado’ nasce da ideia de que o ouro representa o padrão de qualidade do leite materno, levando em consideração a importância dele para a vida da criança e para a vida da mãe, afinal, a mulher que amamenta se protege até mesmo do câncer de mama e ovário.

De acordo com Cinthia Caroline, enfermeira da Unidade de Saúde da comunidade rural Retiro/Batentes, e que participou do programa ‘Aqui tem Trabalho’, da Prefeitura de Cuité na 89 FM, “esse é um processo que toda mulher tem, que é natural, e que é a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê”. Segundo Cinthia, a importância da amamentação é algo abordado desde o pré-natal, e é reforçado com momentos como este em que se intensifica ainda mais o debate sobre o assunto.

Unidades de Saúde como a da comunidade rural Retiro/Batentes, Diomedes Lucas e Ezequias Venâncio (zona urbana), já realizaram suas ações dentro da temática do ‘Agosto Dourado’ com gestantes e mães de crianças de até 1 ano. Um dos assuntos abordados nas rodas de conversa com as gestantes é a melhor forma da “pega”, que se feita da forma correta pode influenciar diretamente na amamentação e produção de leite, bem como discute a importância do apoio familiar nesse processo de adaptação da nova mamãe com o seu bebê.

A programação segue nas demais Unidades de Saúde da cidade e do campo:

22/08 (quinta-feira)
Distrito do Melo – 08h30

23/08 (sexta-feira)
Abílio Chacon – 09h

27/08 (terça-feira)
Comunidade Catolé – 09h

28/08 (quarta-feira)
Raimunda Domingos – 14h

Compartilhar