Cuité inicia Campanha de Vacinação contra Influenza

A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira, dia 23 de março, as atividades da 22ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Em virtude da Pandemia do Coronavírus, a vacina, este ano, será disponibilizada em 3 etapas distintas, inicialmente, de 23 de março a 15 de abril, para […]

24/03/2020 17h11 Atualizado há 4 anos atrás

A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira, dia 23 de março, as atividades da 22ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Em virtude da Pandemia do Coronavírus, a vacina, este ano, será disponibilizada em 3 etapas distintas, inicialmente, de 23 de março a 15 de abril, para profissionais da saúde e idosos, dando destaque ao fato de que os idosos serão vacinados em domicílio, não havendo necessidade do deslocamento deste público para as Unidades de Saúde. As vacinas de rotina estão suspensas. As Unidades de Saúde, nesse primeiro momento, estarão vacinando exclusivamente contra influenza.

A 2ª etapa de vacinação acontece entre 16 de abril e 08 de maio, e contemplará professores, portadores de doenças crônicas e profissionais das forças de segurança e salvamento. A 3ª etapa, de 09 a 23 de maio, será destinada para todos os demais grupos prioritários: Gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A campanha que começou nesta segunda tem o objetivo de imunizar 90% do público alvo e terá como Dia “D” o dia 09 de maio (sábado). Conforme forem iniciando os períodos de vacinação para os grupos prioritários da 2ª e 3ª fases, a Secretaria de Saúde divulgará as estratégias que estarão sendo adotadas para que todos sejam vacinados com segurança.

A vacina protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B. Influenza é uma Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.