Cuité inicia realização de teste rápido para Covid-19

36 municípios paraibanos, entre eles Cuité, foram contemplados com a distribuição do 1º lote de testes rápidos para Covid-19 adquiridos pelo Governo do Estado. Ao todo, foram comprados 310 mil testes, dos quais 20 mil já chegaram a Paraíba e estão sendo enviados para municípios que concentrem o maior número de casos; para sedes regionais, […]

28/04/2020 11h49 Atualizado há 4 anos atrás

36 municípios paraibanos, entre eles Cuité, foram contemplados com a distribuição do 1º lote de testes rápidos para Covid-19 adquiridos pelo Governo do Estado. Ao todo, foram comprados 310 mil testes, dos quais 20 mil já chegaram a Paraíba e estão sendo enviados para municípios que concentrem o maior número de casos; para sedes regionais, que é o caso de Cuité; e para unidades que sejam administradas pelo Governo do Estado, a exemplo, também na 4ª Região de Saúde, do Hospital Regional de Picuí.

Os testes rápidos serão utilizados nos pacientes a partir do 8° dia do início de sintomas de síndrome gripal (febre, tosse seca, dor de garganta, dor no corpo). É importante esclarecer que o teste rápido é um modelo de triagem, e não um teste confirmatório. Se o teste rápido apresentar o resultado positivo, o ideal é confirmar com o exame PCR, quando é coletada uma amostra de secreção nasal e da garganta do paciente para que haja uma análise mais precisa pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

“O teste rápido nos dará um pouco mais de agilidade no processo de diagnóstico dos casos notificados como síndrome gripal, permitindo que tenhamos um acompanhamento imediato do paciente na ocasião do teste realizado ser positivo”, disse Adriana Selis, secretária de saúde do município, que em contato com a equipe de comunicação, também lembrou dos 2 casos suspeitos recém descartados na cidade, 1 deles que, inclusive, foi atendido pela Unidade Hospitalar que já conta com estrutura e profissionais aptos para acolher casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

O município de Cuité recebeu 75 unidades de teste rápido, do 1º lote recebido pelo Governo do Estado, as quais ficam disponíveis para pacientes de outras 5 cidades da 4ª Gerência de Saúde, que são atendidos de segunda à sexta com agendamento prévio, com exceção de pacientes que estejam na Unidade Hospitalar e que, se necessário, poderão ser submetidos ao teste rápido nos finais de semana.

De acordo com o último boletim, divulgado na sexta-feira (24), o município de Cuité monitora 33 pessoas (recém-chegadas de outras cidades e estados, não apresentam sintomas característicos de Covid-19, cumprem isolamento domiciliar e quarentena e não houve coleta de amostra); 67 casos monitorados foram descartados; 04 casos suspeitos foram descartados; 13 casos foram notificados como síndrome gripal; e segue sem casos suspeitos ou confirmados, e sem registro de óbitos.