Cuité lança programação do ‘Novembro Azul’

A Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quarta-feira (13), a programação do ‘Novembro Azul’, que trata-se de um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as […]

14/11/2019 13h44 Atualizado há 4 anos atrás

A Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quarta-feira (13), a programação do ‘Novembro Azul’, que trata-se de um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Em Cuité, muito além de debater o assunto, intensificar a busca pelo público alvo e sensibilizá-lo, os homens poderão ter acesso a inúmeros outros serviços que visam a promoção e prevenção da saúde. “É um problema de saúde pública, por isso que devemos estar atentos, trabalhar a saúde do homem em horários alternativos, que permitam ele participar”, declarou Adriana Selis, Secretária de Saúde de Cuité.

Vale lembrar que o trabalho de promoção e prevenção da saúde do homem é algo que acontece 365 dias do ano, e que o mês de novembro surge para reforçar essa sensibilização e também intensificar a busca pelo público masculino, já conhecido por ser mais resistente quando o assunto é cuidar da saúde. Foram inseridos na programação do ‘Novembro Azul’ de Cuité, nos mais diversos espaços, ações, atividades e serviços como teste rápido, vacinação, exames de rotina, dinâmicas, atendimento médico e odontológico, caminhada, além da oferta, em casos necessários, do Antígeno Prostático Específico ou PSA, que é uma enzima com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do câncer da próstata.

A comunidade rural do Distrito do Melo foi a primeira a receber as atividades do ‘Novembro Azul’ na quarta-feira, e a programação tem continuidade nesta quinta-feira (14), às 18h, na Unidade de Saúde Ezequias Venâncio. As ações se estendem ao longo de todo o mês de novembro e todas as Unidades, no campo e na cidade, estarão desenvolvendo alguma atividade nesse período. Fique atento e participe!

Confira a programação na íntegra:

13/11 – Distrito do Melo
08h: Âncora/Pocinhos
10h: UBS/Melo

14/11
18h: UBS Ezequias Venâncio

19/11
UBS Abílio Chacon

20/11
UBS Diomedes Lucas

20/11
Ações e atividades no Centro Especializado de Reabilitação (CER)