Cuité participa de seminário de apresentação do Projeto PB Rural Sustentável

Foi realizado em Cuité, nesta terça-feira (24), mais um seminário dos muitos que estão sendo promovidos por toda Paraíba, com a finalidade de divulgar e informar os benefícios do ‘Programa PB Rural Sustentável’, suas ações, metas e formas de apresentar demandas, e que estará beneficiando associações que estejam em dia com suas obrigações, mediante apresentação […]

26/09/2019 18h42 Atualizado há 5 anos atrás

Foi realizado em Cuité, nesta terça-feira (24), mais um seminário dos muitos que estão sendo promovidos por toda Paraíba, com a finalidade de divulgar e informar os benefícios do ‘Programa PB Rural Sustentável’, suas ações, metas e formas de apresentar demandas, e que estará beneficiando associações que estejam em dia com suas obrigações, mediante apresentação de projeto e aprovação técnica da equipe responsável pelo Programa.

O seminário foi realizado no campus da UFCG de Cuité, e contou com a participação do Secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto, e do coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, além do Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cuité, Fábio Nascimento, e representantes de outras instituições ligadas ao homem do campo.

Vale lembrar que o Programa Paraíba Rural Sustentável foi lançado em março deste ano, e graças ao esforço do Governo do Estado para aprovar em menos de um mês um empréstimo de US$ 50 milhões junto ao Banco Mundial, mais de R$ 300 milhões serão investidos na agricultura familiar, melhorando o acesso à água, reduzindo a vulnerabilidade agroclimática e aumentando o acesso a mercados da população rural da Paraíba, beneficiando 45 mil famílias em todo o Estado.

O Programa visa resgatar toda a produção dos pequenos agricultores, tendo como componentes principais o abastecimento d’água e a área produtiva. A previsão é de que sejam implantados 280 abastecimentos de água singelos; 150 abastecimentos de água completos; 7.560 cisternas de alambrado; e 100 dessalinizadores com aproveitamento de rejeitos para garantir o acesso à água, entre outros.

De acordo com Fábio Nascimento, os representantes das associações que tenham interesse de apresentar projeto, devem, desde já, regularizar a situação da associação junto aos órgãos dos quais fazem parte. Além disso, é importante que o projeto apresentado, além de viável, seja uma necessidade da comunidade na qual a associação esteja inserida. O projeto será feito juntamente com uma equipe técnica do Programa, depois será encaminhado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e seguirá para a secretaria responsável pela execução do Programa, que fará a liberação do recurso para o investimento. Para aprovação do projeto, será necessário o cumprimento de uma série de critérios, os quais serão apresentados detalhadamente numa nova visita de técnicos do Programa ao município.

A Prefeitura de Cuité é parceira em mais uma ação do Governo do Estado no município, desta vez direcionada exclusivamente para a zona rural, e que visa promover o desenvolvimento rural sustentável, melhorando a qualidade de vida do homem do campo, e garantindo que investimentos importantes sejam feitos onde realmente há uma necessidade, gerando também, direta e indiretamente, emprego e renda para famílias do meio rural.