Cuité sediou, na última segunda-feira (1º), o Seminário Estadual de Combate à Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais. A iniciativa integra o Programa de Ação Contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais (Proadess) e são espaços para ouvir a sociedade civil e outros setores para auxiliar na revisão dos Planos Estaduais de Ação (PAE).
Durante o encontro, foram debatidas ações estratégicas para combater a desertificação no semiárido, com destaque para iniciativas de políticas públicas voltadas ao combate ao desmatamento, à seca, às mudanças climáticas e ao uso indiscriminado de agrotóxicos, entre outros desafios socioambientais. As discussões reforçaram a importância de integrar poder público, universidades e sociedade civil na construção de soluções sustentáveis e duradouras.
Após passar por Cuité, o evento irá para Patos, Monteiro e Campina Grande. Os seminários são abertos ao público buscam construir de forma coletiva estratégias para reduzir os impactos da seca no Estado.
O Proadess é coordenado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com financiamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), além da parceria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Governo da Paraíba, da Prefeitura de Cuité e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).