Curso de Capacitação para Cuidadores é iniciado em Cuité

A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde, precisamente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), iniciou na última terça-feira (08) o I Curso de Capacitação para Cuidadores, gratuito, aberto para toda comunidade, com oferta de material didático, carga horária de 30 horas e certificado para colaboradores e participantes. Após levantamento […]

14/10/2019 14h27 Atualizado há 5 anos atrás

Após levantamento realizado pelo Programa ‘Melhor em Casa’ e NASF locais, foi verificado que há um grande número de pacientes domiciliados no município, e daí surgiu a necessidade de planejar um curso que pudesse dar suporte às pessoas que diariamente estão com esses pacientes, bem como para pessoas que nunca atuaram na área mas que se interessam em adotar o ofício a partir de agora. “Nós temos um número alto de pessoas que necessita de cuidados domiciliares, e o cuidador, a pessoa que está ao lado do paciente dioturnamente, ela precisa de conhecimentos básicos de como cuidar, de como dar essa assistência domiciliar”, declara Adriana Selis, Secretária de Saúde de Cuité.

De acordo com Heron Lima, Fisioterapeuta do NASF, os participantes da capacitação devem atender requisitos básicos como morar em Cuité e saber ler e escrever, já que o curso oferta material didático e se faz necessário o cuidador ter essa noção básica de leitura para manusea-lo, bem como pela própria necessidade do ofício que exige do cuidador a manipulação de medicamentos, seguir orientações médicas, entre outras atribuições que para as quais se fará necessário esse requisito. O curso é ofertado para toda comunidade, ou seja, para cuidadores e não cuidadores.

Logo que as inscrições foram abertas, rapidamente todas as 35 vagas iniciais ofertadas foram preenchidas, e outras 35 pessoas já ficaram inscritas para uma segunda turma. Para Heron Lima, quanto mais pessoas fizerem o curso, melhor será para o município e, sobretudo, para as pessoas que necessitam desse cuidado domiciliar, e terão cuidadores capacitados para tal função.

“O primeiro dia do curso de cuidadores foi um sucesso. Superando as expectativas em relação a participação dos alunos. Marcado por muita interação e troca de vivências profissionais. E isto só confirma a importância desse projeto no município, capacitando a população e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e cuidadores”, declarou o profissional fisioterapeuta do NASF, Heron Lima, ao fazer um balanço do primeiro encontro e contato com os alunos do curso.

Nesse processo, houve uma participação importante e fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que é o profissional que está diariamente dentro do domicílio e terá a missão de convidar as pessoas que já realizam esse trabalho de cuidador para se capacitarem. Tido como o “olhar da Atenção Básica”, o ACS conhece a comunidade como ninguém, e é peça fundamental em todas as iniciativas que partem do serviço de saúde, e que é necessário identificar e trazer o usuário para mais perto.

O curso terá carga horária de 30 horas e será realizado no auditório da 4ª Gerência de Saúde com sede em Cuité. Todos os colaboradores e participantes receberão certificado reconhecido pelo Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura de Cuité. Os próximos encontros estão marcados para os dias 15 e 22 de outubro, ambas datas numa terça-feira.