Curso de qualificação é ofertado para profissionais da saúde que atuam na atenção básica em Cuité

O município de Cuité sediou, na última semana, a aula inaugural do curso de qualificação em educação popular em saúde (EDpopSUS), fruto da parceria entre o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFORH-PB) com a Fiocruz e a gestão municipal de saúde dos municípios da 4ª região de Saúde. O curso terá sete encontros […]

22/08/2019 8h42 Atualizado há 5 anos atrás

O curso terá sete encontros com metodologia ativa de formação/ação voltado ao acolhimento aos usuários do SUS, e priorizando os saberes populares na promoção da saúde. Os alunos matriculados são trabalhadores de saúde de nível técnico atuantes da atenção básica (Agente Comunitário de Saúde / Agente Comunitário de Endemias / Técnico de Saúde Bucal / Técnico de enfermagem), com aulas no município sede (Cuité) e tendo como tutores Natália Fernandes e Sávio Marcelino.

Vários são os benefícios do curso para o profissional e para a comunidade, entre eles o fortalecimento das práticas integrativas e complementares, a integração da prática com a teoria, o vínculo do profissional com o serviço também sai fortalecido, os saberes populares ganham importância dentro do seu espaço de trabalho, além de proporcionar crescimento e troca de experiências para o trabalhador da saúde.

“Os profissionais colocam a população como protagonista dentro desse processo, e aí a gente vai tendo retorno positivo”, declarou a Secretária de Saúde de Cuité, Adriana Selis, referindo-se aos resultados do trabalho de qualificação dos profissionais que atuam na atenção básica, que é a porta de entrada do serviço de saúde pública ofertado pelo município ao usuário do SUS.

Na ocasião da aula inaugural estiveram presentes as secretárias municipais de saúde de Cuité (Adriana), Pedra Lavrada (Elisângela) e Nova Floresta (Theany), além da gerente regional de saúde Sabrina Almeida e Jean Ferreira representando o GLOSS, um dos movimentos sociais presente no evento. Para tornar o momento mais especial, apresentações culturais com os repentistas Zé Rufino e Zé Caetano, e o grupo Espetáculo Solidário.

Investimentos na atenção básica e hospitalar, seja com equipamentos ou melhoramento das estruturas, além da formação e capacitação dos profissionais que atuam na rede pública de saúde do município, são marcas de uma gestão comprometida em ofertar e manter um serviço de saúde cada vez melhor para a população.