De 25 a 29 de novembro Cuité realiza 7ª Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros, como o caso de Cuité […]

21/11/2019 18h55 Atualizado há 4 anos atrás

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros, como o caso de Cuité que de 25 a 29 de novembro estará realizando a 7ª edição da Semana do Bebê, que também faz parte das condicionalidades para que o município conquiste o Selo UNICEF.

A participação da comunidade, sobretudo das famílias, gestantes e crianças, além de importante para que o município conquiste e celebre avanços na política pública de assistência à primeira infância, também fortalece o vínculo familiar, principalmente entre mãe e filho, num momento único e prazeroso, onde a gestante ou mesmo a criança participam de oficinas, palestras e outras tantas atividades, cumprindo com a missão de promover qualidade de vida, garantir um vínculo familiar e assegurar direitos básicos que estão nos objetivos e princípios do UNICEF.

Esta edição da Semana do Bebê terá como tema o “Cuidado com a Primeira Infância: Um compromisso de todos”, com uma programação que se inicia já no domingo (24) com a atividade de divulgação da programação durante a Santa Missa, às 09h, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

As atividades seguem na segunda-feira, dia 25, às 09h, quando haverá um momento do Projeto de contação de histórias “Era uma vez as creches no mundo da imaginação”, na Creche Maria Cleonice, abrindo espaço para apresentações e belas histórias para as crianças.

Na terça-feira, dia 26, às 14h30, haverá oficina sobre alimentação na primeira infância, e às 19h, no Teatro Municipal, a abertura oficial da 7ª Semana do Bebê com a palestra: “Cuidado com a Primeira Infância: Um compromisso de todos.” São esperadas gestantes, mães das crianças das creches municipais, mães de crianças atendidas pelo Programa Criança Feliz, além de autoridades locais.

Na quarta-feira, dia 27, às 08h, acontece a entrega dos kits do grupo de gestantes acompanhado pelo CRAS, além de uma palestra com a Enfermeira Edjancley Teixeira com o tema: Sexualidade no Pré-natal e realização de citológico. Pela tarde, das14h às 17h, será promovida uma oficina de brinquedos com o Programa Criança Feliz. Em paralelo, às 14h, direcionada para gestantes, haverá uma palestra com as Enfermeiras Danielle e Lavine com o tema: Aleitamento Materno e Alimentação Saudável. Ainda na quarta-feira, às 17h, no espaço institucional da Prefeitura de Cuité na 89 FM, haverá um programa especial voltado para a Semana do Bebê.

Na quinta-feira, dia 28, às 08h, haverá uma palestra para gestantes com a Cirurgiã Dentista Alana Fialho. O tema estará voltado para orientações de saúde bucal na infância e haverá distribuição de kits. Pela tarde, às 14h, a Enfermeira Cinthia, em mais uma palestra, abordará a importância da vacinação na 1ª infância. Dando sequência, ainda na quinta-feira, das 15h às 17h, haverão brincadeiras e vínculo do bebê com as famílias do Programa Criança Feliz no espaço do Serviço de Convivência.

Para encerrar a programação, na sexta-feira, dia 29, às 15h, acontece a inauguração da Creche Dr. Diomedes Lucas, que recebeu um investimento que ultrapassa 400 mil reais e que agora contará com 3 novas salas de aula, secretaria, auditório de 100 m², cozinha nova, refeitório, banheiros adaptados para crianças com acessibilidade, nova cobertura, forro, piso em cerâmica e instalações totalmente novas.