Eleição para Conselho Tutelar acontece no domingo (06) em todo Brasil

No próximo domingo (06), os cuiteenses e todos os demais brasileiros estarão exercendo sua cidadania, sendo protagonistas do processo da democracia brasileira, indo às urnas para escolher a nova formação do Conselho Tutelar, em Cuité, por exemplo, sendo eleitos 5 conselheiros tutelares para um mandato de 4 anos (2020/2023). A votação, em Cuité, acontecerá na […]

05/10/2019 21h14 Atualizado há 5 anos atrás

No próximo domingo (06), os cuiteenses e todos os demais brasileiros estarão exercendo sua cidadania, sendo protagonistas do processo da democracia brasileira, indo às urnas para escolher a nova formação do Conselho Tutelar, em Cuité, por exemplo, sendo eleitos 5 conselheiros tutelares para um mandato de 4 anos (2020/2023). A votação, em Cuité, acontecerá na Escola Municipal Benedito Venâncio dos Santos, das 08h às 17h, e 18 nomes estão na disputa pelas 5 vagas.

O Programa ‘Aqui tem Trabalho’, da Prefeitura de Cuité na 89 FM, que vai ao ar semanalmente na quarta-feira, das 17h às 18h, em sua última edição, na quarta-feira (02), contou com a participação de membros da Comissão Eleitoral responsável pelo pleito, nas pessoas de Ruan Souto (Presidente) e Augusto Costa (Vice-presidente), além do Secretário de Assistência Social Dagmando Lopes. A pauta do programa foi exclusiva para tratar sobre a eleição do próximo domingo, sendo compartilhado com o público ouvinte um balanço de todo o processo de formação da Comissão Eleitoral, elaboração e publicação do edital para o processo eleitoral, análise e publicação dos registros de candidatura, regras da campanha eleitoral, além de todos os preparativos para o dia da votação.

Todo o processo, considerado transparente e justo pelos membros da Comissão Eleitoral, iniciou-se em junho deste ano com o lançamento do edital de convocação para a eleição, e terá seu término após a apuração dos votos e divulgação do resultado no próximo domingo. Vale lembrar que o eleitor votará em apenas 1 candidato, e que o voto só será validado com o “X” dentro do quadrado que fica à frente do número do candidato. Caso o eleitor marque o “X” fora do quadrado, em cima do número ou em cima do nome, ou em qualquer outro lugar que não seja dentro do quadrado, o voto será considerado nulo.

Para votar o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto e seu título de eleitor, ou se preferir apresentar seu aplicativo e-Título. O eleitor votará em salas numeradas e por ordem alfabética, ou seja, na SALA 01 votarão eleitores com as iniciais (A, B e C), SALA 02 (D, E e F), SALA 03 (G, H e I), SALA 04 (J), SALA 05 (K, L, N, O, P, Q e R), SALA 06 (M) e SALA 07 (S, T, U, V, W, X, Y e Z). Os eleitores podem se manifestar de forma silenciosa, ou seja, podem usar adesivos e botons do seu candidato, desde que não realizem boca de urna ou fiquem em aglomerados de pessoas. Os candidatos também devem seguir regras como dirigir-se para o local de votação, votar e, logo em seguida, se recolher a sua residência, onde deve permanecer até o final do pleito. Os fiscais, representantes legais dos candidatos, poderão ficar em qualquer espaço do local de votação, exceto nas salas de captação de votos, onde ficarão apenas os presidentes de sala e secretários.

Qualquer denúncia que surja até o próximo domingo, ou mesmo durante o pleito eleitoral, só será apurada após a eleição. Se comprovadas, irregularidades cometidas por candidatos ou representantes, podem acarretar perca do mandato. De acordo com dados divulgados pela Comissão Eleitoral, 20 pessoas se inscreveram para o processo eleitoral, das quais 1 desistiu e uma outra teve o registro de candidatura indeferido por não apresentar documento comprovativo da conclusão do ensino médio, restando, desta forma, 18 nomes aptos para o pleito.

O processo eleitoral é conduzido pela Comissão Eleitoral, designada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e acompanhado pelo Ministério Público que cumpre o papel de fiscalizar, garantindo ainda mais a transferência e lisura do pleito. A eleição terá início pontualmente às 08h da manhã e será finalizada pontualmente às 17h. Na ocasião de haver pessoas na fila, estas poderão votar. Se o eleitor chegar ao local de votação após às 17h, não poderá mais adentrar. Todas as regras que regem a eleição, que acontece de forma unificada em todo país, estão previstas e acobertadas em Lei.

Por fim, seguem os nomes dos candidatos na ordem numérica que os representa:

(01) Aparecida Pontes
(02) Patrícia Medeiros