Equipe de Cuité representa 4ª Gerência de Saúde em Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

De 26 a 30 de setembro, em João Pessoa, Capital paraibana, esteve acontecendo o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, uma realização da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), que contou com a participação de uma equipe de Cuité representando a 4ª Gerência de Saúde da Paraíba, além de […]

02/10/2019 11h46 Atualizado há 5 anos atrás

De 26 a 30 de setembro, em João Pessoa, Capital paraibana, esteve acontecendo o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, uma realização da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), que contou com a participação de uma equipe de Cuité representando a 4ª Gerência de Saúde da Paraíba, além de representações de todo o estado.

A abordagem das diferentes matizes do pensamento social brasileiro e mundial e das diversas compreensões sobre o processo saúde-doença-cuidado, ao longo da história bem como na contemporaneidade, tem sido o foco central do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Seu marco de lançamento foi o I Encontro Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, em 1993, transformado em Congresso dois anos depois. As demais Ciências Humanas foram incorporadas em sua terceira edição, em 2005, quando ampliou a abordagem temática, sempre em busca de uma perspectiva transdisciplinar e inovadora.

Após percorrer todo o Brasil passando por cidades como Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Florianópolis e Curitiba, João Pessoa foi escolhida para receber a 8ª edição do Congresso, tendo sido realizado no campus central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), levando para o debate, em 2019, a igualdade nas diferenças (Enfrentamentos na construção compartilhada do bem-viver e o SUS). O evento, ao longo dos 5 dias, promove atividades científicas na ocasião de reuniões, debates, fóruns, oficinas, entre outros.

A equipe que representou a 4ª Gerência de Saúde no Congresso esteve formada pela Gerente Regional Sabrina Cunha, Edjancley Teixeira (Coordenadora da equipe de enfermagem do Hospital Municipal de Cuité), Magna Melo (Supervisora da Atenção Básica) e Aldineide Fernandes (Enfermeira da Unidade de Saúde Raimunda Domingos), além de Natália Fernandes (Apoio institucional do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba – Cefor).

Para Edjancley Teixeira, que além de coordenar a equipe de enfermagem do Hospital Municipal de Cuité, também é Conselheira no Conselho Municipal de Saúde e Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),
“posso falar que o Congresso, através de seu amplo debate e discurso inclusivo (em tudo que foi apresentado), nos permite refletir o cenário atual no tocante às políticas públicas de saúde, à ciência e a participação da sociedade nessa construção da realidade social”.

Edjancley Teixeira ainda lembra que 2019 foi ano de Conferências de Saúde por todo o País, com a realização das etapas municipal, estadual e nacional, e que estes são espaços criados para que a população possa participar da construção dessas políticas, lançar propostas e também reivindicar seus direitos.