A Escola Municipal Celina de Lima Montenegro, localizada no município de Cuité, no Curimataú paraibano, foi uma das 22 escolas paraibanas selecionada pelo programa ‘Mentes Inspiradoras’, do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, o edital selecionou projetos de 25 estados, dentre eles 709 municípios foram contemplados.
O projeto selecionado foi o “Fazendo arte – reutilizando materiais descartáveis como matéria-prima na confecção de brinquedos e jogos”, idealizado pela professora Damiana Emília. A proposta tem como objetivo transformar o processo de aprendizagem a partir de práticas sustentáveis e criativas.
“Ver o interesse e o envolvimento dos alunos em cada etapa do projeto foi o mais gratificante. Eles não apenas aprenderam, mas se divertiram, criaram, experimentaram. Esse tipo de vivência mostra que a escola pode ser um espaço de encantamento, onde o aprender acontece de forma natural e prazerosa”, ressalta Damiana.
O prefeito Caio Camaraense comemorou a iniciativa e ressaltou o compromissos da gestão de Cuité com a constante melhoria na educação básica. “É onde o caminho profissional e cidadão começa a ser trilhado. Nós sabemos de nossa responsabilidade nisso e temos incentivado uma dinâmica pedagógica que faça a diferença na vida das nossas crianças”, ressaltou.
A escola – Pioneira no modelo de ensino em tempo integral entre as escolas da rede municipal em Cuité, a Escola Celina de Lima Montenegro vem se consolidando como referência em educação de qualidade.
Para a secretária municipal de Educação, Aline Nieble, o reconhecimento significa um avanço para a rede pública de ensino de Cuité. “Essa conquista representa um marco não apenas para a Escola Celina, mas também para toda a educação pública do município de Cuité”, afirma Aline.
Além disso, ela é acredita que a seleção do projeto reforça a relevância do trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica, que revelam o compromisso com práticas que respondem diretamente às demandas reais da comunidade escolar, promovendo inclusão, criatividade, sustentabilidade e aprendizagem.