Autor: ASCOM

Escolas e Creches municipais recebem ações do Programa Saúde na Escola em Cuité

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, encarando as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde, precisamente […]

08/08/2019 21h44 Atualizado há 3 anos atrás

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, encarando as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde, precisamente das unidades de saúde em conjunto com as unidades de educação, vem executando mensalmente uma série de atividades nas escolas e creches municipais, garantindo que as ações do Programa Saúde na Escola alcancem de forma objetiva seu público alvo, de acordo com a demanda da Unidade de Saúde ou da Unidade de Ensino.

Recentemente, por exemplo, foram realizadas ações nas creches municipais com o tema “Combate ao mosquito Aedes Aegypti”, e na oportunidade as equipes de estratégia de saúde da família levaram palestras para os alunos, e complementaram o que já havia sido ensinado por meio do Projeto “Pequeninos contra a Dengue”, de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Além disso, também foram realizadas ações de promoção e avaliação de saúde bucal na Creche Maria Marinete, inclusive, com distribuição de kits de saúde bucal.

Por fim, na Escola Eudócia Alves, houve ação de promoção da segurança alimentar e nutricional, com orientações sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. Essa ação, realizada na ocasião de reunião de pais e mestres, foi acompanhada pela nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Lavinne Vasconcelos, e pela equipe da Unidade de Saúde Ezequias Venâncio.

Pais de alunos foram conscientizados a não colocarem na lancheira dos seus filhos produtos industrializados como pipocas e bebidas lácteas, já que a escola oferece merenda de qualidade, balanceada e acompanhada por nutricionista. Além disso, segundo Lavinne Vasconcelos, a escola possui uma demanda judicial que proíbe a entrada e oferta de lanches que contenham produtos industrializados. O exemplo é da Escola Eudócia Alves, mas é válido para todas as demais escolas e creches do município.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support