Escolas e Creches municipais recebem ações do Programa Saúde na Escola em Cuité

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, encarando as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde, precisamente […]

08/08/2019 21h44 Atualizado há 5 anos atrás

A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde, precisamente das unidades de saúde em conjunto com as unidades de educação, vem executando mensalmente uma série de atividades nas escolas e creches municipais, garantindo que as ações do Programa Saúde na Escola alcancem de forma objetiva seu público alvo, de acordo com a demanda da Unidade de Saúde ou da Unidade de Ensino.

Recentemente, por exemplo, foram realizadas ações nas creches municipais com o tema “Combate ao mosquito Aedes Aegypti”, e na oportunidade as equipes de estratégia de saúde da família levaram palestras para os alunos, e complementaram o que já havia sido ensinado por meio do Projeto “Pequeninos contra a Dengue”, de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Além disso, também foram realizadas ações de promoção e avaliação de saúde bucal na Creche Maria Marinete, inclusive, com distribuição de kits de saúde bucal.

Por fim, na Escola Eudócia Alves, houve ação de promoção da segurança alimentar e nutricional, com orientações sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. Essa ação, realizada na ocasião de reunião de pais e mestres, foi acompanhada pela nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Lavinne Vasconcelos, e pela equipe da Unidade de Saúde Ezequias Venâncio.

Pais de alunos foram conscientizados a não colocarem na lancheira dos seus filhos produtos industrializados como pipocas e bebidas lácteas, já que a escola oferece merenda de qualidade, balanceada e acompanhada por nutricionista. Além disso, segundo Lavinne Vasconcelos, a escola possui uma demanda judicial que proíbe a entrada e oferta de lanches que contenham produtos industrializados. O exemplo é da Escola Eudócia Alves, mas é válido para todas as demais escolas e creches do município.