Executivo reúne líderes religiosos para discutir retomada de atividades em templos

Por mais de uma vez a Gestão Municipal já se reuniu com comerciantes para discutir a situação da pandemia e seus reflexos locais, e nesta sexta-feira (03) foi a vez de ouvir representantes e líderes religiosos para dialogar a possibilidade do retorno gradual de cultos e missas nos templos. A reunião foi produtiva e foi […]

04/07/2020 5h21 Atualizado há 4 anos atrás

Por mais de uma vez a Gestão Municipal já se reuniu com comerciantes para discutir a situação da pandemia e seus reflexos locais, e nesta sexta-feira (03) foi a vez de ouvir representantes e líderes religiosos para dialogar a possibilidade do retorno gradual de cultos e missas nos templos. A reunião foi produtiva e foi concluído que há essa possibilidade e que cada igreja apresentará um plano de trabalho que será avaliado pela Gestão. A ideia é que haja um retorno das atividades religiosas respeitando todas as medidas de segurança, entre elas a higienização, uso de máscara e distanciamento seguro de uma pessoa para outra.

Como na reunião com os comerciantes, na reunião desta sexta, realizada no ginásio central, também foi dada a oportunidade para que os interessados pudessem apresentar sugestões e construir juntamente com o Governo Municipal uma alternativa para que as atividades religiosas possam ser retomadas. “Poderíamos chegar aqui e impor a forma como deveria ser, mas não, convidamos vocês para o diálogo e para que juntos possamos encontrar o melhor caminho”, disse o Prefeito Charles Camaraense, que participou da reunião juntamente com Pedro Filype, Procurador Geral do Município, e Dr. Alysson Figueiredo, responsável pelo “Setor Covid” do Hospital Municipal, além de 17 representantes de várias denominações religiosas locais.

“Quando o município estava classificado como ‘bandeira vermelha’ não poderíamos sequer pensar nisso, mas agora que há uma nova classificação e estamos como ‘bandeira laranja’ já podemos pensar nesse retorno gradual, mas com responsabilidade”, disse Dr. Alysson Figueiredo, que também se comprometeu em visitar cada templo, se necessário, para demarcar o distanciamento seguro de uma pessoa para outra quando houver o retorno das atividades presenciais, o que deve acontecer, como já citado acima, quando as igrejas apresentarem um plano de trabalho e o mesmo for avaliado pela comissão que cuida das ações de enfrentamento à pandemia no município.

Ações como aquisição de lavatórios móveis e instalação de lavatórios fixos em pontos estratégicos da cidade, distribuição de máscaras, afixação de cartazes informativos em todo comércio local, criação do Centro de Testagem, desinfecção de espaços públicos e privados, criação de uma ala exclusiva para tratamento de pacientes contaminados, restrição da feira livre, campanhas de conscientização, medidas para evitar a aglomeração de pessoas, bem como exigências rígidas de controle sanitário para que os comércios possam permanecer funcionando, vem fazendo com que o número de casos em nosso município em relação a outras cidades de mesmo porte se mantenha controlado, no entanto, nenhuma ação da Secretaria de Saúde será tão eficaz como a contribuição que cada cidadão pode dar ao seguir as recomendações, entre elas, repetimos, o uso de máscara, os hábitos de higiene e o distanciamento social.