Mais um grupo de combate ao tabagismo se iniciou em Cuité

A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde, precisamente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF, iniciou, nesta quinta-feira (02), a 4ª edição do grupo de combate ao tabagismo, este que é um problema de saúde crônica que constitui a principal causa de mortes evitáveis no mundo. A equipe do […]

06/05/2019 13h13 Atualizado há 5 anos atrás

A equipe do NASF, que acompanha os usuários do grupo de tabagismo, é composta por Psicólogo, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Assistente Social. O usuário do grupo passará por 6 sessões, sendo a primeira delas a de boas-vindas, outras 4 que seguirão cartilhas com temas variados, trabalhados e explicados pelos profissionais citados acima, e por último o encerramento de mais uma etapa do grupo.

Este é um trabalho idealizado pelo Governo Federal, que participa diretamente do processo com a disponibilização dos medicamentos necessários. Quando o usuário procura o serviço de saúde para ser atendido, ele passa pelo setor de enfermagem, é encaminhado para avaliação médica e, posteriormente, se dá sequência a todo o trabalho de recuperação do mesmo.

Para Miriam Venâncio, Farmacêutica do NASF, existem resultados positivos do trabalho que é realizado, inclusive, com depoimentos de pessoas que hoje, depois do tratamento, se sentem bem após 40 anos de vício no tabaco.

A 4ª edição deste grupo de tabagismo iniciou-se nesta quinta-feira, na Unidade de Saúde Diomedes Lucas de Carvalho, e terá sequência nas próximas semanas. Se você deseja se libertar do vício de fumar, e se você já participou de grupos anteriores e não conseguiu alcançar 100% de recuperação, junte-se ao novo grupo e faça parte dos que procuram qualidade de vida longe das consequências do tabagismo.