Nova turma do grupo de tabagismo é iniciada em Cuité

Foi iniciada, em Cuité, na noite desta quinta-feira (07), no Teatro Municipal, mais uma turma do grupo de tabagismo, de início, fazendo a acolhida para as mais de 20 pessoas que aceitaram o desafio e estarão nas próximas 4 semanas participando de dinâmicas, terapias e outras atividades, além de todo o acompanhamento por uma equipe […]

08/11/2019 20h15 Atualizado há 4 anos atrás

Foi iniciada, em Cuité, na noite desta quinta-feira (07), no Teatro Municipal, mais uma turma do grupo de tabagismo, de início, fazendo a acolhida para as mais de 20 pessoas que aceitaram o desafio e estarão nas próximas 4 semanas participando de dinâmicas, terapias e outras atividades, além de todo o acompanhamento por uma equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Atenção Primária em Saúde, principalmente na fase de tratamento com a medicação, que é disponibilizada pela Farmácia Básica do município para os participantes do grupo.

Para Heron Lima, Fisioterapeuta do NASF, profissional que integra a equipe do Programa de Tabagismo no município, “o acolhimento do grupo de tabagismo foi uma prova que para parar de fumar nunca é tarde. Neste momento, explicamos todo o percurso deste desafio aceito por mais de 20 pessoas. Procuramos mesclar entre relatos e dinâmicas, buscando maior interação”. Os 4 próximos encontros também acontecem na quinta-feira (14, 21 e 28/11 e 05/12), às 18h30, no Teatro Municipal.

O processo de acompanhamento e avaliação dos usuários participantes do grupo de tabagismo se transformam em dados, que são repassados para o Sistema E-Sus, responsável pelo conjunto de informações da saúde na Atenção Básica a nível nacional. “Nós precisamos alimentar o sistema com a dispensação dos medicamentos e atividades que são realizadas. Há todo um contexto sistemático, organizativo e burocrático”, declarou Adriana Selis, Secretária de Saúde, ao comentar sobre a responsabilidade do Programa e dos profissionais envolvidos nesse processo de acompanhamento do usuário.

Ainda de acordo com a Secretária de Saúde, o que é mais importante é a adesão do usuário, considerando que o câncer de pulmão é o 3º que mais acomete a população, e quanto antes o usuário tomar a decisão e encarar o desafio de vencer a dependência, maiores serão as chances dele não fazer parte dessa estatística.