Prefeitura de Cuité prepara espaço de tratamento e recuperação para animais de rua

O Prefeito Charles Camaraense anunciou no último sábado (20) em suas redes sociais e em programa de rádio na 89 FM, que a Prefeitura de Cuité iniciou a recuperação de parte do antigo matadouro público, onde atualmente funciona a feira de comercialização de animais, para dar espaço ao Centro de Tratamento e Recuperação de Animais […]

22/07/2019 16h53 Atualizado há 5 anos atrás

O Prefeito Charles Camaraense anunciou no último sábado (20) em suas redes sociais e em programa de rádio na 89 FM, que a Prefeitura de Cuité iniciou a recuperação de parte do antigo matadouro público, onde atualmente funciona a feira de comercialização de animais, para dar espaço ao Centro de Tratamento e Recuperação de Animais de Rua, uma antiga cobrança da população e de um grupo local de proteção aos animais.

De acordo com o Gestor, não trata-se de um canil, mas sim um espaço onde haverá, quando necessário, um abrigo pré e pós operatório. “Isso aqui não vai ser um canil, e sim um espaço onde vamos fazer pequenas cirurgias e um centro de tratamento, e depois esses animais, se forem de algum particular, serão devolvidos aos seus donos, e se forem de rua também serão devolvidos”, declarou o Prefeito Charles Camaraense em vídeo publicado nas suas redes sociais, já no espaço que terá a obra de reforma iniciada para colocar em prática o projeto.

A iniciativa é pioneira na região, e uma das poucas em toda a Paraíba. Com relação as cobranças, o Prefeito Charles Camaraense afirma que sempre deixou clara sua intenção de colocar em prática esse projeto, mas necessitava de um tempo para planejar, organizar as contas e não comprometer nenhuma outra área, especialmente o pagamento dos servidores, mas que “chegaria a hora” de fazer o que estivesse ao alcance da gestão. “Era uma cobrança dos amigos protetores dos animais, é uma cobrança da população, e é uma questão de saúde pública”, finalizou o Prefeito.

A obra de recuperação do espaço que abrigará o Centro de Tratamento e Recuperação de Animais já começou, e a expectativa é que logo, logo seja concluída e inaugurada, sendo um serviço que será mantido com recursos próprios, oferecendo sala para pequenas cirurgias, área de isolamento, espaço para tratamentos específicos e local para banho. Com a iniciativa, a Prefeitura de Cuité também pretende alcançar, de forma gradativa, o controle de natalidade dos animais de rua com a realização de castrações.