A Prefeitura de Cuité, por meio da Vigilância Ambiental, realizou nesta sexta-feira (25) uma ação intensiva de combate às arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya – na Comunidade Retiro e vilas adjacentes, localizadas na zona rural do município.
Ao longo do dia, os profissionais realizaram 148 visitas domiciliares, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A ação também incluiu a eliminação de criadouros, distribuição de panfletos informativos e aplicação de diferentes métodos de combate, como o tratamento químico com larvicida, o tratamento biológico por meio da dispensação de piabas em 67 reservatórios de água e a eliminação mecânica de focos do vetor.
A equipe de campo foi composta por cinco Agentes de Combate às Endemias (ACE’s): Tiago, Valdelucio, Carlos, Ismael e Alex. Além das residências, equipamentos públicos como escola, creche e unidade de saúde, também foram vistoriados pela equipe. Ao todo, sete vilas que integram o território da Comunidade Retiro foram contempladas com a ação.
Para o prefeito de Cuité, Caio Camaraense, levar ações como essa às áreas rurais reforça o compromisso da gestão com a saúde de toda a população. “Nosso trabalho é garantir que todas as áreas do município, da cidade às comunidades mais distantes, recebam atenção e cuidado. A saúde preventiva é uma das nossas prioridades, e combater o mosquito é proteger vidas”, destacou o prefeito.
Confira as imagens: