Primeira turma da capacitação para cuidadores é concluída em Cuité

Foi concluída, nesta terça-feira (22), a primeira turma do Curso de Capacitação para Cuidadores, ofertado de forma gratuita, aberto para toda comunidade, com material didático, carga horária de 30 horas e certificado para colaboradores e participantes. Para as 35 vagas iniciais, cerca de 70 inscrições foram realizadas, e a boa notícia é que a segunda […]

23/10/2019 20h40 Atualizado há 5 anos atrás

Foi concluída, nesta terça-feira (22), a primeira turma do Curso de Capacitação para Cuidadores, ofertado de forma gratuita, aberto para toda comunidade, com material didático, carga horária de 30 horas e certificado para colaboradores e participantes. Para as 35 vagas iniciais, cerca de 70 inscrições foram realizadas, e a boa notícia é que a segunda turma já será iniciada em novembro, com todas as vagas ofertadas preenchidas.

Após levantamento realizado pelo Programa ‘Melhor em Casa’ e NASF locais, foi verificado que há um grande número de pacientes domiciliados no município, e daí surgiu a necessidade de planejar um curso que pudesse dar suporte às pessoas que diariamente estão com esses pacientes, bem como para pessoas que nunca atuaram na área mas que se interessam em adotar o ofício a partir de agora.

De acordo com Heron Lima, Fisioterapeuta do NASF, os participantes da capacitação devem atender requisitos básicos como morar em Cuité e saber ler e escrever, já que o curso oferta material didático e se faz necessário o cuidador ter essa noção básica de leitura para manuseá-lo, bem como pela própria necessidade do ofício que exige do cuidador a manipulação de medicamentos, seguir orientações médicas, entre outras atribuições que para as quais se fará necessário esse requisito.

Logo que as inscrições foram abertas, rapidamente todas as 35 vagas iniciais ofertadas foram preenchidas, e outras 35 pessoas já ficaram inscritas para uma segunda turma. Para Heron Lima, quanto mais pessoas fizerem o curso, melhor será para o município e, sobretudo, para as pessoas que necessitam desse cuidado domiciliar, e terão cuidadores capacitados para tal função.

“O curso foi um sucesso! Encerramos a primeira turma e ao final realizamos a entrega dos certificados. Conseguimos atingir nosso objetivo principal, capacitar estas pessoas”, declarou o profissional fisioterapeuta do NASF, Heron Lima, ao fazer um balanço da conclusão da primeira turma. A segunda turma, que será iniciada em novembro, terá um curso no mesmo padrão com carga horária 30 horas e realizado no auditório da 4ª Gerência de Saúde com sede em Cuité. Todos os colaboradores e participantes recebem certificado reconhecido pelo Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura de Cuité.

A realização é da Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde, precisamente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).