Profissionais da educação municipal participam de capacitação em primeiros socorros

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com a Secretaria de Educação, está levando para todas as unidades escolares e creches municipais uma capacitação em primeiros socorros, tendo como público alvo os professores e colaboradores de cada instituição. Nas duas últimas semanas os profissionais das escolas Elça […]

11/10/2021 1h16 Atualizado há 3 anos atrás

Nas duas últimas semanas os profissionais das escolas Elça de Carvalho e Julieta de Lima e Costa, além das creches municipais, já foram submetidos à capacitação, a qual é ministrada por Will Maravilha, que está à frente do Núcleo de Educação Permanente. O objetivo é fazer com que o município esteja em conformidade com a Lei nº 13.722/2018 (Lei Lucas), que desde 2019 tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e de recreação infantil.

A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. O engasgo é uma das situações com as quais o curso ensina a lidar. A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer.