Profissionais de Saúde orientam população em Barreira Sanitária realizada em Cuité

Desde o último sábado (18) veículos e motocicletas que transitam entre as cidades de Cuité e Nova Floresta estão passando por uma Barreira Sanitária, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Cuité, atuando por meio dos profissionais da Secretaria de Saúde, precisamente da Vigilância Ambiental e Sanitária, além da atuação […]

25/04/2020 4h08 Atualizado há 4 anos atrás

Desde o último sábado (18) veículos e motocicletas que transitam entre as cidades de Cuité e Nova Floresta estão passando por uma Barreira Sanitária, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Cuité, atuando por meio dos profissionais da Secretaria de Saúde, precisamente da Vigilância Ambiental e Sanitária, além da atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, 4ª Gerência de Saúde e 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM).

Até a quarta-feira (22) passaram pela Barreira Sanitária 1.403 carros, 1.172 motos e 3.977 pessoas. Além da desinfecção dos carros e motos, com a permissão dos seus proprietários, os profissionais de saúde também atuam na verificação de quadros de síndrome gripal e orientam sobre os cuidados preventivos como uso de máscara e higienização com álcool 70. Entre as pessoas que passaram pela Barreira Sanitária no sábado, duas delas, de Nova Floresta/PB e Jaçanã/RN, apresentaram síndrome gripal e foram orientadas a adotarem o isolamento domiciliar, tendo sido enviadas para os municípios de origem as duas notificações para monitoramento.

A barreira Sanitária é mais uma medida de combate ao Covid-19 e se soma às diversas outras ações já executadas pelo município que, recentemente, após análise de material enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN/PB), descartou mais 2 casos tidos como suspeitos, sendo que um deles estava sendo acompanhado por meio de monitoramento em domicílio, e outro encontrava-se no titulado “Setor Covid”, do Hospital Municipal, que já conta com estrutura para tratamento de casos de Covid-19 considerados mais graves.

Na terça-feira (21) uma equipe da Secretaria de Saúde esteve monitorando a chegada de um ônibus vindo do estado do Goiás, transportando passageiros para nossa região. Com a chegada do veículo, além da higienização de malas e das áreas interna e externa do ônibus, os passageiros recém-chegados também foram orientados sobre todos os cuidados necessários para o combate à disseminação do Coronavírus. De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (24), o município de Cuité monitora 33 pessoas; 67 casos monitorados foram descartados; 04 casos suspeitos foram descartados; há 13 casos notificados de síndrome gripal; e segue sem casos suspeitos ou confirmados, e sem registro de óbitos.