Projeto de incentivo à leitura é desenvolvido em escolas da Rede Municipal em Cuité

A Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Educação e toda Rede Municipal de Educação (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos), está desenvolvendo o projeto de incentivo à leitura “Cuité: semeando a leitura e colhendo cidadania” nas escolas municipais do município de Cuité, no curimataú paraibano. O […]

07/08/2018 18h43 Atualizado há 6 anos atrás

A Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Educação e toda Rede Municipal de Educação (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos), está desenvolvendo o projeto de incentivo à leitura “Cuité: semeando a leitura e colhendo cidadania” nas escolas municipais do município de Cuité, no curimataú paraibano. O projeto, que foi iniciado no começo do mês de julho, envolve a família e escola, aproximando pais, professores, alunos e a comunidade escolar.

Além de levantar a importância da leitura, o projeto tem como objetivo incentivar os responsáveis a lerem junto com seus filhos, criando um momento prazeroso e enriquecedor para ambos, apreciar os diferentes tipos de leitura apresentando livros variados, ouvir e contar histórias a fim de desenvolver a memória visual e auditiva, levando-os ao imaginário e à criatividade, propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente e oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, ampliando seus conhecimentos e suas capacidades linguísticas.

Entre a metodologia de execução, está a realização de Saraus literários, Mangaios da leitura, Leitor campeão, apresentar aos alunos as características dos gêneros textuais, rodas de leitura para socializar livros lidos em casa, organizar coletânea de produção individual ou coletiva e escolha do aluno leitor do mês.