Propostas de Cuité são levadas e discutidas na X Conferência Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente

Nos últimos dias 21 e 22 de agosto, em João Pessoa, foi realizada a X Conferência Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano e em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O […]

24/08/2019 11h38 Atualizado há 5 anos atrás

Nos últimos dias 21 e 22 de agosto, em João Pessoa, foi realizada a X Conferência Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano e em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo foi avaliar, planejar e discutir propostas para a construção de políticas públicas para crianças e adolescentes para os próximos quatro anos.

O município de Cuité esteve representado na ocasião da Conferência pelo presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Ruan, além do Assistente Social Adriano Freires, da Psicóloga Euneide Medeiros e da adolescente Maria Eloisa, representante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

Durante os dois dias de conferência os participantes trabalharam em grupos, distribuídos por cinco eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com Antônio Ruan, “foi um momento rico em discussões voltadas para criar políticas públicas, como também otimizar as que já existem. Fico feliz em saber que várias propostas levadas da Conferência Municipal foram pontuadas e discutidas na Conferência Estadual, e posteriormente tem potencial de irem à Nacional”.

A participação do grupo cuiteense na X Conferência Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente, além de importante para o município do ponto de vista de representatividade em todos os espaços, também coloca Cuité numa posição de destaque por ter propostas aceitas, discutidas e adaptadas, tendo potencial de chegar na etapa nacional e se transformar numa política pública voltada para as crianças e adolescentes de todo Brasil.

“Não poderia deixar de agradecer a Secretaria de Assistência Social, em nome de Dagmando Lopes, e a Prefeitura Municipal, no sentido de garantir a participação dos delegados em todos os graus de condições. Isso só mostra o quanto a gestão está empenhada em todos setores”, concluiu Antônio Ruan, dando destaque ao empenho da gestão do Prefeito Charles Camaraense ao dar apoio a todas as iniciativas que desenvolvam a política de assistência social no município.