Representante do Ministério da Saúde visita Cuité e acompanha de perto execução de projeto

O assessor técnico do Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), professor Dr. Eudes Euler Lucena (UFRN-Caicó), esteve em Cuité nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de novembro, respectivamente, afim de acompanhar de perto a execução do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE/Interprofissionalidade), do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, […]

23/11/2019 15h59 Atualizado há 4 anos atrás

O assessor técnico do Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), professor Dr. Eudes Euler Lucena (UFRN-Caicó), esteve em Cuité nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de novembro, respectivamente, afim de acompanhar de perto a execução do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE/Interprofissionalidade), do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, por meio do qual vários espaços da saúde do município são beneficiados.

Na quarta-feira, o assessor participou de atividades no campus junto aos representantes das instituições de ensino, dos coordenadores de curso e de unidades acadêmicas do Centro, professores tutores, preceptores, secretárias de Saúde de Cuité (Adriana Selis) e Nova Floresta (Theany Azevedo), trabalhadores, gestores da Atenção Básica, Coordenação do programa, Direção e Vice-Direção do CES. Na ocasião também foram realizadas reuniões com cada segmento (alunos, profissionais de saúde-preceptores, e professores-tutores), além de visitas a espaços da saúde municipal onde são executados os serviços que fazem parte do projeto.

Em todo país, são mais de 100 projetos ocorrendo em diferentes locais e financiados pelo Ministério da Saúde e OPAS. Na região do Curimataú paraibano, o PET-SAÚDE atua em parceria do Campus Cuité da Universidade Federal de Campina Grande com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuité, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Floresta e 4º Gerência de Saúde do Estado da Paraíba.

Atualmente, em Cuité e Nova Floresta, por meio do projeto, aproximadamente seis serviços de saúde, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e CAPS, possuem ações realizadas de assistência, educação e promoção da saúde, práticas integrativas e complementares, educação popular em saúde e saúde mental, dialogando de forma intersetorial e realizando trabalho de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.