Autor: Equipe SOGO

SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA CADASTRAMENTO AMBIENTAL RURAL NO MUNICÍPIO DE CUITÉ

Na última segunda-feira (02), a Prefeitura Municipal de Cuité, através da Secretaria de Agricultura, iniciou uma maratona com 17 técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), para o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), das propriedades rurais dos agricultores do município. Com a preocupação do prazo, o prefeito Charles Camaraense se reuniu com a coordenação […]

07/04/2018 20h15 Atualizado há 6 anos atrás

Com a preocupação do prazo, o prefeito Charles Camaraense se reuniu com a coordenação da SUDEMA na Paraíba, para a realização do mutirão na cidade de Cuité. Essa parceria visou cadastrar posses rurais e beneficiar diversas famílias.

O cadastramento começou no centro administrativo e passou pela Comunidades do Imbé, Bela Vista, Bujari, Cacimbinhas, Rangel, Lagoa do Meio, Serra de Bombocadinho, Muralhas, Canoa do Costa, Espinheiro, Federação, Lagoa do Meio e entorno, com um total de levantamento planimétricos de 261 propriedades rurais cadastradas.

O CAR (Cadastramento Ambiental Rural), criado pela Lei 12.651/2012 é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Além de uma política pública de meio ambiente, o registro no CAR também tem um grande impacto social e econômico, pois é pré-requisito para a viabilização de vários instrumentos de desenvolvimento rural, como o licenciamento ambiental e as linhas de crédito rural (empréstimos e financiamentos).