Secretaria de Educação lança projeto com creches municipais de Cuité

Foi lançado na última sexta-feira (02), em Cuité, no Teatro Municipal, o Projeto ‘Era uma vez… As creches no mundo da imaginação’. Todas as creches, da cidade e do campo, apresentaram um pouco do que será o projeto, que na sua essência busca estimular nas crianças, desde o maternal, o gosto pela leitura por meio […]

07/08/2019 12h35 Atualizado há 5 anos atrás

Foi lançado na última sexta-feira (02), em Cuité, no Teatro Municipal, o Projeto ‘Era uma vez… As creches no mundo da imaginação’. Todas as creches, da cidade e do campo, apresentaram um pouco do que será o projeto, que na sua essência busca estimular nas crianças, desde o maternal, o gosto pela leitura por meio de contações de história.

O trabalho é coordenado pela professora Myria Pessoa com apoio de Ana Vitória, funcionária da Secretaria de Educação, com a colaboração dos gestores, professores e monitores de todas as unidades da educação infantil, que de forma criativa buscam os mais diversos recursos para interagir com as crianças. De acordo com Myria Pessoa, os monitores, que já desenvolvem um trabalho ímpar no dia-a-dia das creches, estão ainda mais empenhados no desenvolvimento do projeto de leitura, algo visível nas apresentações do evento de lançamento.

O projeto é de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por meio da
coordenação das Creches Municipais, com o propósito de envolver todos que fazem parte das creches no desenvolvimento do projeto de leitura que, por sua vez, visa estimular nos alunos o desejo pela leitura, o enriquecimento do vocabulário, e formação do pensamento crítico, bem como possibilitar vivências e potencializar o processo da aprendizagem, além de
estimular a criatividade e imaginação da criança.

A construção desse projeto tem como base dar incentivo à imaginação de cada criança de forma lúdica e prazerosa. Ler ou contar histórias vai muito além do que simplesmente dizer as palavras de um texto escrito ou oral. A narração, seja ela feita de memória ou lida, precisa mostrar que quem narra entende que uma história não é feita apenas de palavras escritas, mas de imagens articuladas numa narrativa,
capazes de nos transportar para outros mundos.

Todas as Creches Municipais participaram do evento de lançamento do projeto. Da cidade, as Creches Dr. Diomedes, Maria Marinete e Maria Cleonice. Do campo, as Creches Maria Anita (Retiro), Giolice Gomes (Serra do Bombocadinho) e Josefa Bezerra (Distrito do Melo). Além das apresentações de cada creche, a professora Myria Pessoa apresentou a dinâmica do projeto, que será culminado em novembro, e fez a entrega do material que será utilizado pela equipe de cada unidade.

O evento contou com a presença da Secretária de Educação Aline Nieble, do professor e vereador do município Maurílio Macedo, além de outros convidados especiais e equipes de apoio da Secretaria de Educação e das creches do município. Com o lançamento do projeto, a Prefeitura de Cuité inicia o 2º semestre de 2019 com o pé direito, dando passos cada vez maiores para uma educação infantil com mais qualidade, despertando nas crianças o interesse pela leitura e plantando a semente do futuro.