Secretaria de Saúde emite nota sobre supostos casos suspeitos de Covid-19 na Barragem Boqueirão do Japi

Na última semana a Prefeitura de Cuité emitiu uma nota tratando sobre o surgimento de supostos casos suspeitos de Covid-19 na Barragem Boqueirão do Japi, onde uma empresa trabalha na finalização da obra e um dos seus trabalhadores, segundo áudios que circularam em redes sociais, teria apresentado sintomas característicos de Coronavírus. Ao ter conhecimento do […]

01/06/2020 13h46 Atualizado há 4 anos atrás

Na última semana a Prefeitura de Cuité emitiu uma nota tratando sobre o surgimento de supostos casos suspeitos de Covid-19 na Barragem Boqueirão do Japi, onde uma empresa trabalha na finalização da obra e um dos seus trabalhadores, segundo áudios que circularam em redes sociais, teria apresentado sintomas característicos de Coronavírus. Ao ter conhecimento do fato, a Secretaria de Saúde enviou uma equipe para o local, no entanto, ao verificar em loco a situação era bem diferente da informação que foi repassada em grupos de WhatsApp. Confira a nota na íntegra:

“NOTA

A Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Saúde, que neste momento direciona todos os esforços necessários para o enfrentamento ao Covid-19, tranquiliza a população, especialmente das comunidades próximas da construção da Barragem Boqueirão do Japi, que não há razões para pânico, e que todas as medidas preventivas e resolutivas foram e estão sendo adotadas com relação a trabalhadores que supostamente estariam infectados.

Uma equipe da Secretaria de Saúde esteve no local da obra nesta quarta-feira (27), inclusive, sendo recebida pelos responsáveis pela obra e pelos trabalhadores, e a realidade dos fatos era bem diferente do que espalharam por meio de áudios em redes sociais, provocando pânico e colocando em risco até mesmo a integridade física dos trabalhadores. A verdade é que um dos trabalhadores teve contato com uma pessoa, que teria tido contato com uma terceira, esta última que teria sido diagnosticada com Covid-19, ainda assim, o trabalhador não apresentou nenhum sintoma que pudesse enquadrá-lo como suspeito.

Para garantir a segurança de todos e minimizar os efeitos negativos de mensagens falsas que foram espalhadas, ficou decidido em comum acordo que a obra seria paralisada até a próxima segunda-feira (01), e os trabalhadores que estão isolados serão submetidos ao teste rápido, permitindo que as autoridades locais e superiores, e a própria empresa responsável pela obra, tenham uma visão da real situação.

Reforçamos a importância de se verificar a fonte das notícias antes de compartilhá-las, para que se evite o compartilhamento de notícias falsas. A Secretaria de Saúde de Cuité está vigilante e, mais que isso, empenhada em fortalecer as ações que mantenha o município livre da disseminação coletiva do vírus, adotando todas as medidas necessárias e, claro, contando com a colaboração da comunidade, fundamental nesse processo de enfrentamento ao Coronavírus”.