Secretaria de Saúde emite nota sobre supostos “falsos positivos” de Covid-19

A Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Saúde vem a público repudiar a utilização de informações destorcidas e de cunho político-partidário para tentar inviabilizar o trabalho de enfrentamento ao Covid-19 realizado até a presente data. Diante de manchete publicada em espaço virtual com a insinuação de que o município de Cuité estaria apresentando […]

04/07/2020 4h41 Atualizado há 4 anos atrás

A Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Saúde vem a público repudiar a utilização de informações destorcidas e de cunho político-partidário para tentar inviabilizar o trabalho de enfrentamento ao Covid-19 realizado até a presente data. Diante de manchete publicada em espaço virtual com a insinuação de que o município de Cuité estaria apresentando casos positivos falsos, esclarecemos que os 5 funcionários do Porto Supermercado que foram notificados como suspeitos e submetidos ao teste rápido pelo município, todos eles testaram negativo, fato que descarta automaticamente qualquer possibilidade ou intenção de apresentar casos positivos fictícios, como insinuou a página titulada “Curimataú Política”, que de forma irresponsável colocou em dúvida o trabalho sério que a Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Saúde vem desenvolvendo desde o início da pandemia.

Esclarecemos ainda que o teste utilizado para triagem de pacientes – teste rápido para detecção do Covid-19 – é o mesmo utilizado em todo Estado da Paraíba, e estes são disponibilizados pelo Governo Estadual, entretanto, para assegurar ainda mais o controle da contaminação, o Executivo Municipal realizou a aquisição de 2 mil testes rápidos e irá intensificar o processo de identificação de possíveis casos, bem como acompanhar a evolução dos casos já confirmados, realizando o ‘teste controle’ com 14 dias e, se necessário, com 21 dias para avaliar o quadro clínico e, desta forma, ter segurança epidemiológica para dar alta por cura ao paciente. Cabe destacar que todos os testes utilizados tem registro junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O teste rápido é utilizado como critério de prevenção e combate ao vírus, e o município vem adotando uma estratégia de enfrentamento com regularização dos fluxos de atendimentos, distribuição de Kit com medicamentos para tratamento e redirecionamento aos hospitais de referência do Estado quando necessário. Ressaltamos que a Secretaria de Saúde tem dado toda atenção aos pacientes sintomáticos mesmo antes de realizarem o teste rápido, tratando precocemente com o objetivo de obter uma resposta rápida à sintomatologia que eventualmente possam apresentar.

Ações como aquisição de lavatórios móveis e instalação de lavatórios fixos em pontos estratégicos da cidade, distribuição de máscaras, afixação de cartazes informativos em todo comércio local, criação do Centro de Testagem, desinfecção de espaços públicos e privados, criação de uma ala exclusiva para tratamento de pacientes contaminados, restrição da feira livre, campanhas de conscientização, medidas para evitar a aglomeração de pessoas, bem como exigências rígidas de controle sanitário para que os comércios possam permanecer funcionando, vem fazendo com que o número de casos em nosso município em relação a outras cidades de mesmo porte se mantenha controlado.

A crise sanitária e econômica que vivenciamos não será superada com leviandade, mesquinharia ou indiferença ao próximo, ou até mesmo soluções mágicas. Esta luta não é exclusiva da Prefeitura de Cuité e todos são de fundamental importância no combate ao Covid-19. Reforçamos que as medidas de proteção e higiene devem ser mantidas, e que a pandemia que estamos enfrentando só será vencida através do diálogo, trabalho duro e medidas eficientes como as que temos adotado.