Secretaria de Saúde lança programação do ‘Outubro Rosa’ em Cuité

Outubro é o mês dedicado a intensificar a discussão e sensibilizar o público feminino sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, doença que acomete inúmeras mulheres todos os anos, e se faz necessário tornar cada vez mais forte a mensagem de que a prevenção ainda é o melhor caminho, para isso, as mulheres […]

15/10/2019 17h18 Atualizado há 5 anos atrás

Outubro é o mês dedicado a intensificar a discussão e sensibilizar o público feminino sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, doença que acomete inúmeras mulheres todos os anos, e se faz necessário tornar cada vez mais forte a mensagem de que a prevenção ainda é o melhor caminho, para isso, as mulheres devem estar atentas aos sinais do seu próprio corpo e procurarem profissionais da área quando perceber qualquer anormalidade.

Em Cuité, como já é de costume, o ‘Outubro Rosa’ é marcado por diversas atividades, sobretudo, por ações que visam estimular a mulher cuiteense e de toda região a realizar seu exame, sua consulta, e caso seja diagnosticada com câncer, de imediato possa ser encaminhada para o tratamento, aumentando as chances de cura. Até 31 de outubro todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão com programação especial voltada ao público feminino com abordagens diversas sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

A partir desta terça-feira (15), haverá uma programação mais extensa, dividida em vários espaços da cidade, e que permitirá um amplo debate e compartilhamento de informações importantes sobre o câncer de mama. Nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro da Mulher, às 08h, serão realizadas mamografias, atividades educativas sobre o câncer de mama e apresentação do Grupo ‘Feliz Idade’ da Assistência Social. No dia 23, será a vez do Centro Especializado de Reabilitação (CER) realizar suas atividades em alusão ao ‘Outubro Rosa’.

Dando sequência à programação, no dia 25 de outubro haverá três atividades. A primeira delas será às 11h na Rádio 89 FM, quando a médica mastologista Drª. Cristiane Santos concederá entrevista à emissora, levando aos ouvintes do ‘Jornal da 89’ informações sobre a temática do ‘Outubro Rosa’. Às 12h, no Consórcio Intermunicipal de Saúde, estará sendo realizada palestra sobre prevenção do câncer de mama e havendo atendimento com a mastologista Drª. Cristiane Santos. A terceira atividade do dia será às 18h na Loja Maçônica ‘Jovino Pereira da Costa’, onde haverá atividade física e ações educativas em alusão ao ‘Outubro Rosa’, com a participação do Grupo ‘Feliz Idade’ da Assistência Social.

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, às 18h, no Centro da Mulher, por trás do Hospital Municipal, haverá o momento “CUIDAR DE QUEM CUIDA NO OUTUBRO ROSA” com a enfermeira Aldineide Fernandes. O público alvo será as profissionais de saúde.

No início de novembro, com data a ser definida, no auditório da Agência Executiva do INSS, haverá uma capacitação com a ONG ‘Mulheres de Peito’ sobre prevenção e tratamento do câncer de mama para os profissionais que compõem a Atenção Primária em saúde/NASF do município. Essa é a programação do Outubro Rosa, em Cuité, promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a ONG ‘Mulheres de Peito’, Universidade Federal de Campina Grande (CES/UFCG/Cuité) e Consórcio Intermunicipal de Saúde, e contando com diversos apoios que são fundamentais para que a comunidade, sobretudo feminina, possa ser mobilizada e esteja atenta à sua saúde.

Segue abaixo a programação específica das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), das zonas urbana e rural, com data e horário das atividades propostas e já mencionadas no início deste conteúdo.

Catolé (15/10) – 09h
Serra do Bombocadinho (17/10) – 08h30