Semana da luta antimanicomial é realizada com várias atividades em cuité

A Prefeitura de Cuité, por meio da Secretaria de Saúde e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), realizou durante toda a semana, atividades alusivas a Semana da Luta Antimanicomia com uma extensiva programação que se iniciou na segunda-feira (14/05), ressaltando os direitos a liberdade, ao cuidado e a inclusão social dessas pessoas. A programação contou […]

19/05/2018 21h43 Atualizado há 6 anos atrás

A programação contou com ações sobre o uso racional de medicamentos;  produção de cartazes; participação na Semana de Enfermagem realizada pela UFCG – Campus Cuité; entrevista no Programa Institucional “Fala Prefeito”, na 89 FM Cuité; e finalizando as atividades, foi realizada uma caminhada nas ruas da cidade em Prol da Luta Antimanicomial, que chamou a atenção das população para sobre o tema.

Os usuários ainda participarem de uma roda de conversas com o tema “Por uma sociedade sem manicômios”, onde os usuários que já passaram por alguma experiência de tratamento fechado, relataram a diferença do tratamento em serviço aberto como o do CAPS.

O “Dia Nacional da Luta Antimanicomial” foi comemorado na última sexta-feira (18/05) e lembra a conquista de pessoas com transtornos mentais e problemas com álcool e outras drogas.

O movimento começou na década de 70, com trabalhadores da saúde mental, em busca de uma reforma nos tratamentos destinados às pessoas com transtornos no país. A partir daí, a atual Política Nacional de Saúde Mental tenta inserir e reinserir esses pacientes na sociedade.

A política garante também que o tratamento desses pacientes seja realizado em meio aberto, próximo a família e comunidade.