Sistema implantado em Cuité é destaque na TV Paraíba

A Prefeitura de Cuité, no Curimataú da Paraíba, de forma pioneira no estado, implantou um sistema que promete desburocratizar a maior parte dos processos que tramitam no setor público, a exemplo de solicitação de alvarás e recebimento de ofícios, o que também está gerando uma significativa economia para os cofres públicos. Só no 1º mês […]

24/05/2019 19h39 Atualizado há 5 anos atrás

A Prefeitura de Cuité, no Curimataú da Paraíba, de forma pioneira no estado, implantou um sistema que promete desburocratizar a maior parte dos processos que tramitam no setor público, a exemplo de solicitação de alvarás e recebimento de ofícios, o que também está gerando uma significativa economia para os cofres públicos. Só no 1º mês após a implantação do novo sistema, foi economizado cerca de 17 mil reais, e ao longo de 12 meses a economia poderá chegar a 300 mil reais.

A Plataforma adotada pela Prefeitura de Cuité economiza dinheiro público, reduz impressões e colabora com o meio ambiente, diminuindo de forma significativa a compra de papel, com isso menos árvores precisam ser cortadas, e o custo ambiental do transporte de papel também é diminuído. Além disso, menos lixo passou a ser produzido na Prefeitura.

Com a economia gerada, nasce a possibilidade de investimentos em outras áreas, como saúde e educação, sem contar que demandas travadas em algum setor poderão ser identificadas, possibilitando agilidade e celeridade em processos que estejam nessa situação.

A iniciativa do município foi destaque nos telejornais da TV Paraíba, afiliada da Rede Globo, que veio á Cuité conferir de perto o que mudou na rotina dos servidores e de quem procura o setor público para dar andamento a algum procedimento burocrático.

Para o Prefeito de Cuité, Charles Camaraense, “a implantação desse novo sistema está gerando uma grande economia para o município e, acima de tudo, muita celeridade”.

O Secretário de Finanças e Planejamento, Adroilzo Fonseca, afirma que com a implantação desse sistema eletrônico “não dispensa a burocracia, ela é essencial no serviço público, mas torna ela mais ágil”.

Apesar do sistema ter sido implantado há apenas 2 meses, algumas mudanças na tramitação de processos já são notadas, o setor de protocolo já foi instalado, o tempo de espera e resolutividade já diminuiu, e a economia do dinheiro público também já foi sentida pela gestão.

‘Cuité 4.0’, como assim pode ser reconhecido o município com a implantação do sistema digital, que é uma plataforma de comunicação e gestão documental para órgãos públicos e, sem dúvida, com a iniciativa pioneira de Cuité e repercussão estadual, a gestão local torna-se referência para municípios que buscam transparência, menos burocracia, mais agilidade, equilíbrio financeiro e, claro, também buscam preservar o meio ambiente.

Confira a reportagem: