TCE/PB aprova contas 2017 do IMPSEC

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) aprovou as contas do exercício 2017 do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Cuité, o IMPSEC. Os Conselheiros integrantes da 2ª Câmara do TCE/PB, em sessão remota, julgaram regular e aprovaram por unanimidade a prestação de contas apresentada pelo Presidente do Instituto, Vicente Filho, com […]

19/06/2020 16h56 Atualizado há 4 anos atrás

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) aprovou as contas do exercício 2017 do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Cuité, o IMPSEC. Os Conselheiros integrantes da 2ª Câmara do TCE/PB, em sessão remota, julgaram regular e aprovaram por unanimidade a prestação de contas apresentada pelo Presidente do Instituto, Vicente Filho, com auxílio da responsável pela contabilidade, a Contadora Flávia Medeiros.

“2017 foi um ano de grandes desafios. Assumindo como presidente do Instituto em janeiro de 2017, eu e minha equipe já nos deparamos com uma folha de dezembro de 2016 para ser paga, e para piorar a situação, o dever de pagar uma folha superior a 300 mil reais com menos de 30 mil reais que havia sido deixado na conta do Instituto”, disse Vicente Filho ao conceder entrevista sobre o assunto à imprensa local, detalhando em seguida de que forma a situação foi resolvida, pagando a folha de janeiro de 2017 e parcelando a de dezembro de 2016, em decisão conjunta com o Ministério Público da Paraíba (MP/PB) e os próprios beneficiários do IMPSEC.

Ao longo dos últimos 3 anos e 6 meses o Instituto também conseguiu um calendário regular de pagamentos, tendo iniciado em janeiro de 2017 pagando no 10º dia do mês subsequente e, hoje, pagando antes mesmo do servidores da ativa que recebem em dia e dentro do mês trabalhado. Repasse dos encargos e adequação às resoluções do Ministério da Previdência também foi outro desafio vencido ao longo do mesmo período, possibilitando a conquista da certidão de regularidade previdenciária que desde 2014 encontrava-se irregular, impossibilitando o município de celebrar convênios com o Governo Federal.

2017 foi finalizado, de acordo com Vicente Filho, com todos os benefícios pagos e com um saldo 3 vezes maior que o encontrado ao assumir o Instituto em janeiro do mesmo ano. “A unanimidade na aprovação das nossas contas de 2017 comprova esse esforço e o nosso trabalho, afinal, seria impossível obter esses resultados sozinho”, concluiu o Presidente do IMPSEC, agradecendo à sua família, ao Prefeito Charles Camaraense e à equipe do Instituto na pessoa da Contadora Flávia Medeiros.

Vale lembrar que nos últimos dias 17 e 18 de junho, quarta e quinta-feira, respectivamente, pela 2ª vez desde a fundação do Instituto, foi antecipado 50% do 13º salário para todos os 288 beneficiários. A 1ª vez foi em 2019 quando também em junho foi antecipado 50% do benefício.