Nesta sexta-feira, (25), a cidade de Cuité, no Curimataú Paraibano, mobilizou várias secretarias municipais para uma ação de limpeza urbana e importância de preservar o meio-ambiente.
A programação começou cedo, às 7h30 da manhã, com agentes ambientais visitando casas e distribuindo materiais educativos. Os agentes também catalogaram locais de acúmulo de entulhos e ferro velho, terrenos baldios e locais propensos à propagação do mosquito da dengue. “Nosso objetivo é mostrar à população que ela tem um papel importante na manutenção da cidade limpa e livre de arboviroses, causadas pelo Aedes Aegypti”, afirma Adriana Selis, secretária de saúde da cidade.
Na Praça do Mirante, as equipes da prefeitura fizeram a coleta de resíduos descartados de maneira inadequada e realizaram o plantio e mudas de espécies nativas. Para o Secretário de Meio-Ambiente, Rafael Pimenta, além de manter a cidade limpa é preciso preservar a vegetação e transformar a cidade em um ambiente agradável e sustentável. “A gente entende que a população precisa estar educada para manter os espaços limpos e entender que uma cidade sustentável é aquela que cuida do lixo e mantém a natureza preservada”, conclui.
Nas escolas, a manhã foi dedicada às questões ambientais, com atividades que proporcionaram aos pequenos entender a importância da separação correta do lixo e da coleta seletiva. “A educação ambiental começa cedo e por isso incluímos no nosso currículo atividades lúdicas para que as crianças aprendam e levem pra casa lições valiosas de como cuidar do lixo doméstico e descartá-lo da maneira correta”, afirma Aline Nieble, secretária de educação.
Em vários pontos da cidade, houve mutirão de limpeza com os garis que, com o apoio de um caminhão compactador, recolheram resíduos e restos de construção.
As denúncias de lixo colocado de maneira irregular em locais ermos da cidade são recebidas pela Secretaria de Meio-Ambiente, a exemplo de um descarte incorreto de alimentos na zona rural esta semana. A Secretaria fez denúncia no Ministério Público e cobra investigação para identificar e punir os responsáveis.
Para o prefeito Caio Camaraense, o compromisso da gestão é sempre estar atenta para manter a cidade limpa e organizada, prezando pela sustentabilidade e respeito ao meio-ambiente. Mas, o prefeito ressalta que “a população tem um papel fundamental de atuar junto da prefeitura, fazendo a sua parte, descartando o lixo da forma correta e denunciando qualquer prática irregular”, afirma.
A prefeitura de Cuité reforça o Disk Coleta, no número 83 99653-8346, pelo qual a população pode tirar dúvidas e agendar a coleta de lixo domiciliar.