Nos dias 26 e 27 de fevereiro, os alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação participaram de um processo avaliativo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa tem como principal objetivo identificar as habilidades dos estudantes, diagnosticando possíveis déficits de aprendizagem para poder planejar intervenções pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento educacional de cada aluno.
Nesta primeira fase, a avaliação tem caráter diagnóstico, permitindo que os gestores escolares compreendam o nível de aprendizado dos alunos e tomem medidas eficazes para corrigir as dificuldades encontradas. Já no final do ano letivo, será aplicada uma avaliação somativa, que servirá como um complemento, que visa analisar a evolução dos estudantes ao longo do ano, garantindo que o progresso educacional seja acompanhado de forma contínua e estruturada.
Aline Nieble, Secretária de Educação de Cuité, ressalta a importância de se acompanhar o aprendizado dos alunos com atenção. “Essa avaliação tem como principal objetivo identificar as habilidades dos alunos e diagnosticar eventuais dificuldades, para que possamos ter ações pedagógicas mais efetivas. Com isso, garantimos que todos os estudantes recebam o apoio necessário para superar desafios e avançar com segurança nas próximas séries”, reitera.
A expectativa da Secretaria de Educação de Cuité é que essa ação fortaleça ainda mais a qualidade do ensino no município, garantindo que nenhum aluno fique para trás e que todos tenham acesso a uma aprendizagem sólida e eficiente.