Equipe de Cuité visita Picuí para conhecer práticas agroecológicas e sustentáveis

Uma equipe de Cuité esteve recentemente em visita técnica ao município de Picuí, precisamente em espaços onde são desenvolvidas atividades agroecológicas e sustentáveis pela gestão local. A equipe, formada pelos secretários Adroilzo Fonseca, Zé Paulo e Dayvisson Lima, das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Planejamento, Gestão e Finanças, Serviços Urbanos e Infraestrutura, respectivamente, além […]

20/09/2021 11h53 Atualizado há 3 anos atrás

Uma equipe de Cuité esteve recentemente em visita técnica ao município de Picuí, precisamente em espaços onde são desenvolvidas atividades agroecológicas e sustentáveis pela gestão local. A equipe, formada pelos secretários Adroilzo Fonseca, Zé Paulo e Dayvisson Lima, das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Planejamento, Gestão e Finanças, Serviços Urbanos e Infraestrutura, respectivamente, além do engenheiro Ismael Rodrigues, conheceu a dinâmica de atividades que envolvem a destinação correta de resíduos, iniciativa que faz a diferença por lá, e que pode e fará a diferença também em Cuité, considerando toda a logística necessária para desativação do lixão e implantação do aterro sanitário.

A equipe foi recebida e acompanhada pelo prefeito Olivânio Remígio e auxiliares da sua gestão. Conquista de parcerias, trocas de experiências e implementação de ações que nos conecte com um futuro ecologicamente mais sustentável, foram os objetivos da missão cumprida em Picuí, promovendo também uma espécie de intercâmbio com o município. Como exposto há pouco tempo pelos gestores de ambas as cidades em solenidade pública, Cuité e Picuí perderam muito tempo com desentendimentos políticos, quando poderiam ter ganhado muito mais trabalhando em conjunto, somando forças políticas e territoriais em prol do desenvolvimento regional.

Um dos grandes desafios dos municípios brasileiros atualmente, além da crise financeira, é buscar soluções para uma problemática que se arrasta por décadas, que trata-se justamente da destinação correta dos resíduos sólidos, uma missão nada fácil e que requer uma série de ações além da construção propriamente dita de um aterro sanitário, que por sua vez, além de caro, também é um processo longo e burocrático.

Mas ninguém pode ficar de braços cruzados enquanto todo o trâmite é vencido, por isso mesmo, seguindo os mesmos passos de Picuí, Cuité iniciará um trabalho de conscientização da população para a prática da separação do lixo e coleta seletiva, paralelamente também já executa uma série de ações com os catadores de materiais recicláveis, inclusive, promovendo capacitações e articulando a criação e estruturação de uma cooperativa.

Para consolidar todo esse trabalho, o que foi visto em Picuí também será implantado em Cuité de forma gradativa, porém com início imediato, considerando que o município precisará paralisar as atividades do lixão e iniciar o processo de recuperação da área degradada, e passar a destinar seus resíduos para Campina Grande até que o aterro sanitário seja construído. Tudo isso vai aumentar as despesas do município, porém, as ações que serão executadas com a colaboração da população fará com que o processo seja bem mais produtivo e positivo.